Nova linha do Metrô de São Paulo será entregue em julho de 2002

Com 10 quilômetros de extensão, a Linha 5 vai ligar o bairro de Capão Redondo ao Largo 13

sex, 16/11/2001 - 17h24 | Do Portal do Governo

Com 10 quilômetros de extensão, a Linha 5 vai ligar o bairro de Capão Redondo ao Largo 13

A cidade de São Paulo contará com uma nova linha do Metrô a partir de julho de 2002. Após 18 anos sem a construção de linhas novas, o município irá receber mais 10 quilômetros de rede, com a implantação da Linha 5, ligando o bairro de Capão Redondo ao Largo 13.

O novo trecho do Metrô terá seis estações. Além de Capão Redondo, passará pelos bairros de Campo Limpo Paulista, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi e Santo Amaro.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, em entrevista ao SPTV (Primeira Edição) da TV-Globo, nesta sexta-feira, dia 16, os primeiros trilhos já foram colocados e no próximo mês de março serão realizadas as operações experimentais. “Temos apenas 49 quilômetros de Metrô, construídos em 30 anos, para atender 10,5 milhões de habitantes. Por isso, a importância de se estender o Metrô rapidamente”, observou.

A previsão é de que, inicialmente, 350 mil pessoas sejam transportadas por dia na Linha 5. Na estação Santo Amaro, localizada na margem do Rio Pinheiros, haverá a articulação com a linha de trem espanhol que liga Osasco a Jurubatuba. “Quem sair do metrô vai poder entrar no trem sem pagar”, observou Alckmin.

A meta do Governo do Estado, porém, é obter um novo financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para estender a Linha 5 até a estação Santa Cruz, interligando com a via Norte-Sul do Metrô. “Este foi o principal motivo da minha ida a Washington. O BID já está financiando o trecho que será entregue em julho, mas nós fomos solicitar que nos ajude a financiar esta nova etapa”, informou, referindo-se à viagem feita à capital dos Estados Unidos, nesta semana.

Alckmin informou ainda que no prazo de 20 dias será lançado o edital de licitação para construção da Linha 4 do Metrô, ligando a Luz até Taboão da Serra. “Esta é a chamada Linha da Integração. Ela começa na Luz, interligando com a Linha Norte-Sul. Passa pela Praça da República, interligando com a Linha Leste-Oeste. Depois vai pelo Espigão da Paulista, ligando com a Linha 2, que faz o trecho Vila Madalena – Ana Rosa. Na Marginal Pinheiros, vai interligar com a Linha Osasco – Jurubatuba, que no futuro será a Linha 7 do Metrô, e finalmente chegará a Taboão da Serra”, explicou.

O governador afirmou que esta obra custará cerca de US$ 1,2 bilhão e que o financiamento será feito pelo Banco Mundial. Serão mais 13 quilômetros de rede e onze estações, com capacidade para atender 900 mil passageiros por dia. “Ela poderá ser concluída no prazo de três anos e meio”, observou.

São Paulo tem hoje 2,5 milhões de pessoas que usam diariamente o Metrô. Com a conclusão das Linhas 4 e 5, será possível transportar mais 1,7 milhão de usuários. “Isso representa um acréscimo de 70%”, completou Alckmin.

Outra novidade para o próximo ano é o Projeto Integração Centro, que vai integrar os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nas estações da Barra Funda, Luz e Brás. “São Paulo tem 270 quilômetros de trens da CPTM, mas com linhas que não falam entre si”, disse Alckmin. Ele destacou que 350 mil passageiros serão beneficiados, podendo ir das Zonas Leste para a Oeste sem pagar nova passagem e sem ter de sair do trem que estiverem utilizando.

Rogério Vaquero