Nova Febem estimula parcerias

Empresas nacionais e internacionais passam a patrocinar ações com jovens internos nas unidades da Fundação

qui, 03/01/2002 - 15h05 | Do Portal do Governo

Empresas nacionais e internacionais passam a patrocinar ações com jovens internos nas unidades da Fundação

“Quando cheguei na Febem não pensava em nada. Hoje estou fazendo curso de Informática, que está sendo muito importante para minha vida”, afirma Genivaldo, da Unidade de Internação (UI) 16, no Tatuapé. Declarações como esta demonstram a importância dada à Escola de Informática e Cidadania da Febem pelos jovens que a freqüentam.

Esta iniciativa, no entanto, só foi concretizada em função da parceria entre a Câmara Americana de Comércio (Amcham), a Pricewaterhouse Coopers, o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e a Febem. “A Amcham fez a doação dos computadores, a Pricewaterhouse entrou com os instrutores voluntários e o CDI trouxe a metodologia que ensina como lidar com computadores ao mesmo tempo que resgata a auto-estima dos participantes”, diz Laurence Casagrande Lourenço, supervisor de atividades profissionalizantes da Febem.

Casos semelhantes tornam-se cada vez mais freqüentes na Febem. Em 2001, as ações esportivas, profissionalizantes, culturais e educacionais passaram a receber maior atenção no dia-a-dia das unidades. O resultado é visível.

“Com o investimento em uma forte agenda pedagógica, a Febem deixou as páginas policiais dos jornais e passou a dividir espaço nos cadernos esportivos e culturais”, enfatiza Saulo de Castro Abreu Filho, presidente da instituição. “Com esta mudança as empresas sentiram-se estimuladas e seguras em investir em projetos na Fundação”.

Um dos maiores projetos desenvolvidos neste ano foi a peça “Num lugar de La Mancha”, encenada no Memorial da América Latina. Novamente a parceria foi fundamental para a sua concretização. O Banespa e a Votorantim foram os patrocinadores deste espetáculo que levou 150 adolescentes ao palco para apresentar uma versão do clássico “Dom Quixote”, de Cervantes.

“O sucesso foi tanto que fomos convidados para participar do Festival ibero-americano de Cadiz, na Espanha”, conta Rosemary dos Santos, coordenadora das atividades culturais na Febem. “O Banespa , que pertence ao Banco Santander, já garantiu as passagens aéreas” , festeja Rose.

Nos esportes, a Febem também tem atraído parceiros. No futebol, a Associação Portuguesa de Desportos recebe semanalmente jovens de Franco da Rocha para treinar com suas equipes de base.

Já a Federação Paulista de Xadrez firmou convênio para treinamento técnico aos monitores do esporte nas unidades da Febem. “A Federação estará cedendo também tabuleiros e peças”, destaca James Mann de Toledo, presidente da Entidade.

Os convênios também são mantidos com empresas públicas. “Além da Imprensa Oficial, tradicional e fiel parceira, temos acordos com a Cosesp, secretarias de Estado, CDHU e Sutaco”, conta Abreu Filho.

A Febem acaba de firmar convênios com a FDE e a ONG Organização Fênix para ampliação do programa de profissionalização de jovens em Jandira, com o Memorial da América Latina para a realização de atividades culturais e com o Empório Santa Maria, uma das mais elegantes lojas da Capital para a capacitação de jovens na área de gastronomia.