Notícia: Modelo paulista de desenvolvimento é notícia na República do Cameroun

Experiências de sucesso são tema de entrevista com secretário de Ciência, Tecnologia e Desenolvimento Econômico

sex, 24/06/2005 - 11h15 | Do Portal do Governo

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, concedeu uma entrevista nesta quinta-feira, 23 de junho, à emissora estatal de rádio e televisão camaronesa, a CRTV, líder de audiência no país africano.

Durante a entrevista – feita pelo principal jornalista da emissora, Joseph LE – Meirelles falou sobre o modelo de desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, que busca a interiorização e regionalização do desenvolvimento com o objetivo de gerar trabalho e renda.

Outra questão importante abordada pelo Secretário foi o comércio exterior, ferramenta que também contribui para a geração de postos de trabalho e renda “Tanto São Paulo quanto a República de Cameroun precisam exportar produtos com alto valor agregado. Não somente exportar açúcar, e sim, subprodutos do açúcar” exemplificou Meirelles.

Um assunto que despertou o interesse de Joseph LE foi a experiência paulista com o álcool e os motores bicombustíveis: “Desenvolvemos a melhor tecnologia para a cana-de-açúcar e temos no álcool uma alternativa ao petróleo. Colocamos à disposição do governo da República do Cameroun essa tecnologia, podemos discutir esse tema com a delegação camaronesa que logo virá ao Brasil”, declarou o Secretário.

Está marcado para 10 de agosto o desembarque no Brasil de uma missão liderada pelo Presidente Paul Biya, da qual também participarão empresários daquele país.

Ao final, a pedido do jornalista, João Carlos de Souza Meirelles enviou uma mensagem ao povo camaronês, na qual ressaltou a ligação histórica dos brasileiros com os países africanos e afirmou que será um grande prazer receber em São Paulo os dignitários camaroneses.

Acompanharam a entrevista o Presidente da Câmara de Comércio Afro-brasileira, Adalberto Camargo, o Secretário-Geral da entidade, Aldalberto Camargo Júnior e o Ministro Plenipotenciário da Embaixada do Cameroun no Brasil, Thierry Edgard Joseph Ndoe Messi.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo

C.C.