Nota: Sabesp esclarece sobre manifestação em Mairiporã

nd

ter, 09/04/2002 - 10h38 | Do Portal do Governo

Segue a íntegra da nota divulgada pela Sabesp esclarecendo sobre manifestação em Mairiporã:

‘A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), empresa ligada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, vem esclarecer os fatos que levaram à manifestação desta segunda-feira, dia 8, na represa de Juqueri, em Mairiporã.

O local em questão faz parte do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de metade da população da Região Metropolitana de São Paulo, isto é, cerca de 9 milhões de pessoas. Além de ser de propriedade legal da Sabesp, é também considerada área de proteção ambiental de manancial.

Em julho de 2001, a empresa entrou com uma ação de reintegração de posse, solicitando a retirada dos barraqueiros e ambulantes do local devido, inclusive, ao grande aporte de poluição que estava sendo lançado nas águas da represa.

Em 10 de agosto do referido ano foi concedida liminar com decisão favorável à Sabesp e estabelecido um prazo de 45 dias, a partir da notificação oficial, para desocupação total da área.

A Sabesp entende que, acima de todos os interesses, está o da manutenção da saúde e da qualidade de vida de toda a população, destacando que a agressão às áreas de manancial já vem cobrando um preço alto demais em outros mananciais urbanos, como no caso de Guarapiranga.

Questões como uso e ocupação do solo, limpeza pública e preservação ambiental precisam ser encaradas de frente por todas as instâncias de poder envolvidas e pela sociedade civil como um todo, notadamente frente à extrema escassez de água na Região Metropolitana de São Paulo.’

Sabesp