Nota Oficial: Centro de Vigilância Sanitária interdita lote h151b do contraste iônico da marca Conr

Instituto Adolf Lutz está analisando amostras do produto

qui, 02/09/2004 - 18h43 | Do Portal do Governo

O Centro de Vigilância Sanitária Estadual informa que interditou em todo o Estado de São Paulo, nesta quinta-feira, dia 2, o lote h151b do contraste iônico (Iotalamato de Meglumina injetável 60%) da marca Conrey, produzido pela empresa Mallinckrodt Incorporation e distribuído pela Mallinckrodt do Brasil.

O CVS estadual foi comunicado nesta quarta-feira, dia 1º, à tarde, enviando logo em seguida o aviso ao Diário Oficial do Estado.

Quatro pessoas, em tomografias computadorizadas no Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas, apresentaram reações graves que podem estar ligadas ao produto, uma delas faleceu.

O Instituto Adolf Lutz está analisando amostras do produto para saber se há ligações entre  os fatos.

Além de comunicar imediatamente as vigilâncias municipais, o Centro de Vigilância Sanitária Estadual informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, responsável por suspender o uso do produto em todo o território nacional.

O Centro de Vigilância Sanitária Estadual ainda determinou a suspensão da fabricação do filme de PVC da marca Magipack, produzido pelo fabricante Inproco. O produto apresentou teor de DI, uma substância que se utlizada acima do permitido pode causar câncer, conforme resolução da Anvisa.