Nota: Instituto Biológico perde o divulgador científico José Reis

nd

qui, 16/05/2002 - 19h15 | Do Portal do Governo

Morreu nesta sexta-feira, dia 16, às 10 horas, no Hospital São Luís, Zona Sul de São Paulo, o cientista José Reis, de 94 anos, em decorrência de uma broncopneumonia. Ele estava internado há um mês com problemas respiratórios. O sepultamento será nesta sexta-feira, dia 17, às 10 horas, no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, onde o corpo está sendo velado.

José Reis atuou como divulgador científico escrevendo para os jornais O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo. Neste último, atuou como secretário de redação de 1962 a 1967, onde trabalhou por 50 anos. Em 1958, aposentou-se pelo Instituto Biológico, onde era pesquisador e passou a se dedicar mais a divulgação das ciências. Até recentemente, assinava a coluna Periscópio, na Folha.

José Reis achava que, por meio da divulgação científica, era possível levar à comunidade as descobertas científicas.
Dessa forma ele acreditava que podia ajudar a colocar a ciência mais próxima da população.

Por sua atuação na área de comunicação, José Reis foi homenageado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com a fundação, em 1992, do Núcleo José Reis de Divulgação Científica, que desenvolve atividades voltadas à divulgação científica.

José Reis foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Era presidente de honra do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Brasileira de Divulgação Científica e da SBPC.

Ivanir Ferreira, da Agência USP de Notícias