Nossa Caixa: Venda direta de imóveis tem resultado positivo

Dos 326 imóveis colocados à venda, 90 unidades já receberam propostas

ter, 14/06/2005 - 12h10 | Do Portal do Governo

A venda direta de imóveis da Nossa Caixa feita pelos corretores de São Paulo ajudou o banco a melhorar a performance nessa operação.

Os primeiros resultados da venda direta são muito positivos: a cada dia, 1,3 imóvel é comercializado. Dos 326 imóveis colocados à venda pelo valor total de R$ 16,740 milhões, já receberam propostas de compra 90 unidades.

Essa parceria foi possível por meio de um convênio assinado em janeiro deste ano com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP), que dá exclusividade de venda dos imóveis do banco aos corretores e imobiliárias inscritas na entidade.

A parceria entrou em atividade em março e mensalmente a lista de imóveis é atualizada. Do total de imóveis disponíveis para venda, o banco excluiu 43 propriedades, devido a laudos de avaliação vencidos. Atualmente, 193 imóveis, que somam R$ 9,462 milhões, estão à venda. Os interessados podem visualizá-los no site da Nossa Caixa ( www.nossacaixa.com.br), por meio do link Crédito Imobiliário – Venda de Imóveis – Imóveis à Venda.

O convênio firmado entre a Nossa Caixa e o Creci-SP abrange imóveis rurais e urbanos e ainda comerciais e residenciais. A idéia da parceria entre o Creci-SP e o banco é aumentar a eficiência na comercialização dos imóveis da instituição financeira. Num primeiro momento, a Nossa Caixa oferece os bens em leilões públicos e aqueles que não receberem oferta de compra poderão ser comercializados diretamente pelos inscritos no conselho.

Está excluída do convênio a venda de imóveis para órgãos e entidades públicas das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). A comissão é de 5% sobre o valor de venda do imóvel, paga diretamente pelo comprador ao vendedor.

O Creci-SP tem uma boa experiência na comercialização de imóveis de instituições financeiras. O conselho, em São Paulo, tem 66 mil inscritos pessoas físicas e mais de 20 mil de pessoas jurídicas. Há representantes em quase todos os 645 municípios de São Paulo e são 22 regionais administrativas interligadas on-line. Assim, as informações sobre os imóveis podem ser rapidamente repassadas para os vendedores.

Assessoria de Comunicação da Nossa Caixa