Nossa Caixa: Empresas têm taxas diferenciais e prazos

Empresa interessada pode escolher a melhor data do mês para a cobrança dos encargos

seg, 20/06/2005 - 15h31 | Do Portal do Governo

Taxas diferenciadas e prazos de pagamento alongados são os principais atrativos que as empresas encontram na Nossa Caixa para obtenção de créditos visando facilitar a rotatividade de seus negócios ou reforçar estoques.

As principais linhas de crédito disponibilizadas pelo banco para esse segmento são as operações de Capital de Giro, Conta Garantida, Desconto de Cheques e Duplicatas, Cheque-Empresa e financiamentos.

Nos empréstimos feitos via Capital de Giro, em retorno único ou parcelado, os prazos e taxas são variáveis: de dois a 12 meses, com taxas de juros pré-fixadas de 1,99% a 3,95% ao mês, e pós-fixadas de 2,05% a 3,75% ao mês + TR.

É uma operação fácil e descomplicada, cujas garantias são nota promissória avalizada, aplicação financeira, penhor de direitos creditórios, cheque, duplicata, alienação fiduciária, hipoteca e penhor mercantil.

Se o empréstimo for feito por meio de Conta Garantida, o crédito é
disponibilizado em limite em conta-corrente para antecipação de recebíveis.

O limite é renovável a cada 180 dias, com taxas de juros pré-fixadas que variam de 1,99% a 3,65% ao mês, de acordo com as garantias apresentadas (cheque, duplicata, direitos creditórios, aplicação financeira e resumo de vendas Mastercard/Diners). Nas operações de Conta Garantida, os encargos são cobrados mensalmente somente sobre os saldos devedores diários, no dia do mês escolhido pelo cliente.

Se a empresa quer transformar rapidamente em dinheiro cheques pré-datados e duplicatas, a operação adequada é a de Desconto de Cheques e Duplicatas. Não apenas os cheques convencionais, em papel, podem ser antecipados, mas também os pré-datados, emitidos pelo sistema Cheque Eletrônico. Esta linha de crédito é operada em prazo que varia de três a 180 dias, com taxas variáveis
pré-fixadas de 2,50% a 2,60% ao mês.

Outra boa opção de crédito é o Cheque Empresa, que tem prazo de 90 dias e taxa de juros pré-fixada de 6,55% ao mês. Trata-se de um limite que é disponibilizado em conta-corrente para ser utilizado parcial ou integralmente, sempre que a empresa necessitar de recursos financeiros.

Nesta linha de crédito, para facilitar o planejamento do fluxo de caixa, a empresa interessada pode escolher a melhor data do mês para a cobrança dos encargos, que incidem apenas sobre os valores efetivamente utilizados. Ou seja, somente sobre os saldos devedores diários da conta.

O financiamento de máquinas e equipamentos é feito em prazos que variam de dois a 36 meses. As taxas de juros também são variáveis: pré-fixadas, de 2,45% a 3,90% ao mês, e pós-fixadas, de 2,25% a 3,70% ao mês.

Assessoria de Comunicação do Banco Nossa Caixa