Nossa Caixa: Banco comunica que cheque com data de 2004 será aceito até o final de janeiro

Após esse prazo, quem aceitar cheque com data errada terá que procurar o emitente para trocá-lo

ter, 11/01/2005 - 13h05 | Do Portal do Governo

Por distração, é comum no início de ano a emissão de cheques com data relativa ao ano anterior. Os bancos, no entanto, adotam alguns cuidados para não prejudicar os correntistas. Na Nossa Caixa, o gerente da Divisão de Compensação de Cheques, José Lúcio da Silva, explica que as agências estão orientadas a consultarem os clientes sobre essa questão, quando constatada, a fim de se evitar a devolução do cheque.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) sugere que os bancos evitem a devolução de cheques grafados erroneamente nesta época do ano. Ou seja, que estejam preenchidos indevidamente com o ano de 2004.

Assim, tanto os que emitem cheques ou recebem devem ficar mais atentos aos possíveis erros de preenchimento com datas erradas. Não existe uma lei específica sobre o assunto, que autorize a aceitação dos cheques com datas erradas, e por isso a Febraban recomenda que cheques dessa natureza sejam aceitos até o dia 31 de janeiro. Portanto, é bom os emitentes e recebedores de cheques ficarem atentos, porque quem aceitar cheques com data errada depois do prazo terá que procurar o emitente para trocá-lo.

Da Assessoria de Comunicação do Banco Nossa Caixa

(LRK)