Nossa Caixa: Banco abre créditos para condomínios para reformas e obras

Empresas associadas ao Secovi-SP podem obter empréstimos de até R$ 100 mil no Programa Crédito Empresarial

ter, 22/06/2004 - 17h10 | Do Portal do Governo

Um edifício com pintura nova fica muito bonito visualmente. Além de valorizar o imóvel, dá mais qualidade de vida à região na qual está localizado. O problema para grande número de condôminos é como conseguir recursos para serviços dessa natureza, uma vez que a conta quase sempre é alta.

Mas agora essa dificuldade praticamente não existe. A Nossa Caixa lançou uma linha de crédito especial que beneficia não somente condomínios, mas todas as empresas associadas ao Secovi-SP (sindicado que representa as empresas de compra, venda e administração de imóveis no Estado de São Paulo). Ou seja, administradoras de condomínio, imobiliárias e empresas interessadas têm uma boa oportunidade para obter capital mais barato para ampliar negócios. O empréstimo está disponível, por exemplo, para reformas na fachada, construção de salão de festas, aquisição de material de informática, jardinagem, entre outros.

O acesso aos recursos é simples: basta o síndico procurar uma agência do banco e abrir uma conta. O tratamento que ele terá é o de uma pessoa jurídica, e o empréstimo pode ser solicitado logo depois que o condomínio abrir a conta. O programa disponibiliza recursos por meio de várias linhas de crédito, como capital de giro e conta garantida. Uma das garantias da linha de financiamento pode ser a própria arrecadação da taxa extra, aprovada pela assembléia de moradores.

A nova linha de crédito nasceu de parceria da Nossa Caixa com o Secovi-SP, através do Programa Crédito Empresarial, específico para micro e pequenas empresas, com o objetivo de facilitar o dia-a-dia de caixa desse segmento.

Os recursos são oferecidos com juros mais baixos que os cobrados normalmente pelos outros bancos. Nas operações de capital de giro, por exemplo, as taxas de juros praticadas são competitivas, e variam de 1,15% a 2,70% ao mês, mais TR, com prazo de até 24 meses e, na de conta garantida, variam de 1,45% a
3,45% ao mês.

Para as empresas, também há operações de descontos de cheques pré-datados e duplicatas, com taxa de juros de 2,18% ao mês. Não são muitas as exigências para a obtenção do empréstimo. No entanto, o condomínio precisa estar em dia com a contribuição sindical paga ao Secovi-SP. Além disso, o empréstimo deve ser aprovado pelos condôminos em assembléia.