Nomeação: Carlos Vogt é o novo presidente da FAPESP

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

ter, 18/06/2002 - 13h47 | Do Portal do Governo

O lingüista e poeta Carlos Vogt é o novo presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e, por extensão, presidente da Fundação. A nomeação foi publicada em 13 de junho no Diário Oficial do Estado. O nome de Vogt foi escolhido pelo governador Geraldo Alckmin a partir da lista tríplice elaborada pelo Conselho da Fundação, formada também pelo historiador José Jobson de Andrade Arruda e pelo físico Nilson Dias Vieira.

Carlos Vogt nasceu em Sales Oliveira, São Paulo, em 1943. Professor titular da Unicamp, graduou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, fez mestrado em Letras Modernas pela Universidade de Besançon, França, doutoramento em Ciências no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e passou pelas Universidades Mcgill (Canadá), South Florida (EUA) e Nacional de Tucumán (Argentina). Entre outras publicações, é autor de 19 livros e 56 ensaios e artigos.

Vogt foi reitor da Unicamp (1990-1994), coordenador do Centro de Lingüística Aplicada, chefe do Departamento de Lingüística, fundador e coordenador associado do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e coordenador geral da Universidade. Atualmente é também vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, é diretor de redação da revista eletrônica de jornalismo científico ComCiência e editor chefe da revista Ciência e Cultura, da SBPC.