Noite Esportiva traz mais lazer e esporte para a população da Capital

Projeto 'Noite Esportiva' funcionará no Parque da Juventude, no Complexo Baby Barioni e no Parque Fontes do Ipiranga

qua, 30/11/2005 - 11h13 | Do Portal do Governo


A partir desta quarta-feira, a população da zonas Norte, Sul e Oeste da Capital terá mais uma opção de lazer e prática de esportes com a inauguração do Projeto ‘Noite Esportiva’ que funcionará a partir das 21 horas.

O lançamento do projeto foi feito na noite desta terça-feira, dia 29, no Parque da Juventude, bairro do Carandiru, pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

O objetivo é promover a inclusão social através do esporte e da atividade física. Irá atender a população a partir de 14 anos das 21h às 2 horas, de quarta-feira a sabado.

Segundo o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, esse projeto é um diferencial importante para aqueles jovens que andam pela noite, pois terão uma opção de lazer, e também para a classe trabalhadora, que sai do trabalho e poderá realizar atividades físicas. ‘Mesmo quem não pratica esporte poderá freqüentar o parque para caminhada’, explicou o secretário.

Podem participar jovens entre 14 e 17 anos acompanhados dos pais e mediante autorização que deverá ser preenchida e entregue na secretaria dos parques adultos acima de 18 anos, mediante apresentação de RG ou qualquer documento com foto.

Inicialmente além do Parque da Juventude, as atividades serão realizadas no Complexo Baby Barioni (Água Branca) e na Fonte do Ipiranga (Jabaquara).

Os parques foram escolhidos pois já contam com uma infra-estrutura própria e oferecem à população práticas esportivas e material apropriado. Cada núcleo contará com dois professores de educação física, um estagiário da área e um assistente social. Estão programadas aulas de fitness, hidroginástica e atividades monitoradas como basquete, handebol, voleibol, skate, street ball e futsal.

O material esportivo utilizado será cedido pela própria Secretaria da Juventude Esporte e Lazer, através do programa Pintando à Liberdade, confeccionados por presos da Capital.

O governador ressaltou que o ‘Noite Esportiva’ tem o sentido do lazer e promoçao do esporte, mas muito importante é a diminuição da violência, pois retira os jovens das ruas. ‘Essa violência que envolve o jovem está ligada com a noite, bebida e finais de semana. Você tem aqui um lazer saudável e faz um programa com a família e amigos. É o caminho para agirmos nas causas da violência’. disse o governador que completou: ‘Esse projeto tem a cara da cidade, pois São Paulo não pára nunca’.

Lars Grael explicou que o sistema tem sido implantado em outros locais do Brasil com sucesso e redução dos indices de criminalidade e a idéia é expandir para outros parques da Capital e realizar parcerias com as prefeituras do Interior do Estado. ‘Temos contatos bem avançadas com as cidade de Indaiatuba, Lorena e Sorocaba. Só essa essa semana chegaram 33 pedidos’, disse ele.

Serviço:

– Parque da Juventude
Avenida Zack Narchi, 1309 – Carandiru – Zona Norte
Das 21h às 02 horas

– Conjunto Desportivo Baby Barioni
Rua Dona Germaine Bouchard – Água Branca – Zona Oeste
Das 0h às 05 horas

– Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Jabaquara – Zona Sul
Das 21h às 02 horas

De 14 a 17 anos (acompanhado dos pais ou responsável) e adultos com apresentação de documento com foto.

Mais informações pelo site www.sejel.sp.gov.br

Confia os locais e horários dos parques

Carlos Prado