Negócios em feira de supermercados terão benefício no pagamento do ICMS

Empresários ganharão 30 dias para pagamento de imposto

seg, 25/04/2005 - 17h53 | Do Portal do Governo


Para estimular a realização de negócios durante a próxima feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o governador Geraldo Alckmin assinou, nesta segunda-feira, dia 25, decreto que permite a prorrogação por 30 dias do pagamento de ICMS sobre estas operações.

É o segundo ano consecutivo que o benefício é concedido. O decreto foi assinado durante audiência a Sussumu Honda, presidente da Apas, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O 21° Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados acontece de 9 a 12 de maio, em São Paulo.

Segundo o presidente da Apas, as negociações iniciadas na feira concretizam-se no fim do mês e é a partir daí que começarão a ser contados os 30 dias para o pagamento do imposto. “De certa forma, o empresário ganha até 45 dias para arcar com o tributo”, calcula Honda. Segundo ele, a grande vantagem é a possibilidade de durante este período lucrar com a redução de 15% a 20% nos preços negociados. “Isso gera benefício em termos de custo. Permite à industria levar produtos com preços menores, ou programar ofertas melhores durante a feira.”

No ano passado, os contatos comerciais da feira geraram cerca de R$ 2,5 bilhões. Para este ano, Sussumu Honda espera o acréscimo de até 20% nos negócios devido às vantagens oferecidas pelo governo. “Da nossa parte, estamos instruindo os participantes a comparecerem à feira não só para visitarem e trocarem idéias, mas principalmente para usufruírem deste benefício, levando melhores preços para a feira”, disse Honda.

O encontro dos representantes do setor de supermercados reúne aproximadamente 50 mil visitantes por ano, para cerca de 500 expositores. Este ano, além de executivos de todo País, estarão presentes empresários do Chile, Uruguai, Paraguai, Argentina e países da África.

Fernanda Canto