Negócio: Empreendedores do Programa de Auto-Emprego participam da Fenatec

Serão expostos diversos artigos como bolsas, bijouterias e confecção infantil

sex, 21/03/2003 - 16h25 | Do Portal do Governo

Dezeseis empreendedores do Programa de Auto-Emprego (PAE) e o Programa do Banco do Povo Paulista da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) vão expor seus trabalhos na Feira Internacional de Tecelagem (FENATEC), juntamente com grandes empresas da indústria textil, nos dias 24, 25, 26 e 27 deste mês.

O estande dos empreendedores do PAE foi cedido pela própria Alcantara Machado, organizadora do evento e pela Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST).

O evento será realizado no Anhembi e traz as últimas novidades nos setores de fiação, tecelagem, aviamentos, malharias, tecidos importados, entre outros.

Essa é uma significativa oportunidade para revelar o importante trabalho realizado dentro e fora das comunidades, além de mostrar para o mercado interno e externo a qualidade dos produtos fabricados pelos empreendedores do PAE.

‘Esse programa surge como uma importante arma na luta contra o problema do desemprego, pois o PAE proporciona uma alternativa para a população menos favorecida’, destacou o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado. ‘Além disso, mostrar esse trabalho na FENATEC, significa dar maiores oportunidades para esses empreendedores, além de revelar novos talentos para o mercado’, completou.

Entre os produtos do PAE que estarão sendo expostos estão: bolsas, uniformes, confecção infantil, chinelos, roupas de dança, saída de praia, velas, sabonetes, bijouterias e acessórios.

Como funciona o PAE

Visa combater o desemprego, promovendo o desenvolvimento sócio-econômico em comunidades carentes, fomentando microempreendimentos e cooperativas auto-sustentáveis com capacidade de gerar renda para a população envolvida. O programa é realizado em parceria com a Agência das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura FAO – órgão da ONU.

Público Alvo

Pessoas Desempregadas Residentes em comunidades carentes.

FORMAS DE ATUAÇÃO – Atua por meio da realização de eventos como:
Laboratórios Organizacionais de Terreno (LOTs);
Laboratórios Organizacionais de Empresa (LOEs),
Laboratórios Organizacionais de Curso (LOCs )e Cursos de Gestão.

O PAE forma os auxiliares de projeto de investimentos para assessorar os empreendimentos da comunidade, e os Técnicos em Desenvolvimento Econômico para apoiar a criação de projetos de geração de renda e aplicar a metodologia do PAE. Estes técnicos são selecionados nos próprios bairros ou cidades.

Em 2001, iniciou a Rede de Empreendimentos Populares. Esta é uma ação que busca a eficiência e a competitividade das empresas comunitárias, oferecendo apoio e orientação para o pleno desenvolvimento dos empreendimentos.

Data: De 24 e 27 de março
Local: Anhembi
Estande: Rua F, 13
Horário: das 12h00 às 20h00

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho

V.C.