Natal: Compras de final de ano ficam mais fáceis de Metrô

São várias opções de compra ao longo das estações

qua, 01/12/2004 - 15h43 | Do Portal do Governo

A época de final de ano é sinônimo de compras pela cidade. Com tantos afazeres e preparativos para o Natal e Ano Novo, a população procura ganhar tempo e fugir dos congestionamentos inevitáveis. Uma boa alternativa é utilizar o Metrô, que abre, diariamente, das 4h40 à meia-noite, para os deslocamentos pela cidade.

As opções de compra ao longo do Metrô são várias. Para os que preferem comprar em shoppings centers, a linha 1/Azul (Jabaquara-Tucuruvi) leva ao Shopping Metrô Santa Cruz, na estação Santa Cruz, e ao Shopping D, próximo à estação Tietê, de onde saem vans, gratuitas, com destino ao local. A partir da estação Tietê, também é possível chegar ao Shopping Center Norte.

O Terminal Rodoviário do Tietê, também na estação Tietê, é um novo ponto de compras e lazer no final de semana. Depois de reformado, ganhou lojas de perfumes nacionais e importados, confecções, tabacaria, bijuterias e CD’s, além de uma boa praça de alimentação.

Os arredores da estação Santana, também tem um bom centro comercial. Além do Shopping Santana, ao lado da estação, o comércio local tem lojas de sapatos e bolsas, vestuários, eletrodomésticos e utilidades domésticas, em geral.

Na linha 2/Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), a estação Brigadeiro é próxima do Shopping Paulista. Para os que gostam de caminhar, desembarcando na estação Ana Rosa é possível chegar ao Shopping Pelotas, na rua Pelotas, altura do número 141.

A linha 3/Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda) dá acesso direto ao Shopping Metrô Tatuapé, na estação Tatuapé. Descendo na estação Barra Funda, na mesma linha, e tomando ônibus, gratuito, que sai do terminal lá existente, chega-se ao Shopping West Plaza. Ainda pela linha 3 pode-se ir ao Shopping Light, que fica ao lado da estação Anhangabaú, na esquina da rua Xavier de Toledo, com o Viaduto do Chá.

Outros locais de compra

Para quem gosta de caminhar pelas ruas da metrópole, opções para se chegar de Metrô não faltam. Utilizando a linha 3 e descendo na estação Brás é possível acessar todo o comércio daquela região, que oferece de tudo um pouco: gêneros alimentícios, tabacarias, roupas de cama, mesa e banho, vestuário infantil e para adultos, calçados, entre outros.

Na estação República, os aficionados por boa música podem chegar facilmente à Galeria do Rock, na rua 24 de Maio, 62, e comprar bons presentes.

Os que preferem circular pelo espigão da Paulista têm a linha 2, que chega à estação Consolação, na esquina da rua Augusta com avenida Paulista, tradicional ponto comercial e cultural da cidade. Ali, no Conjunto Nacional, por exemplo, há um complexo de lojas da Livraria Cultura, onde é possível encontrar literatura em geral, livros de arte e livros técnicos.

Caminhando por lá, os mais ‘alternativos’ podem ir até a Galeria Ouro Fino e se deliciar com os objetos mais exóticos e com os personagens mais extravagantes.

Centro Velho

O Centro Velho de São Paulo também tem os seus atrativos. Quem nunca entrou em uma estação da linha 1 com destino à estação da Luz para umas ‘comprinhas’ na rua José Paulino?

Quem desceu na estação São Bento, pôde fazer uma visita ao mosteiro e depois descer a ladeira Porto Geral, no sentido da rua 25 de março, para comprar, em cerca de 3 mil lojas, tudo o que o ser humano consiga imaginar, bem como caminhar para os lados da rua Santa Efigênia em busca de eletro-eletrônicos de última geração. As possibilidades são infinitas.

Os gourmets também podem chegar ao incrível mundo da gastronomia do Mercado Municipal, na rua da Cantareira, 306. Lá, além da compra de peixes, carnes, lingüiças, frutos do mar, frutas nacionais e importadas, legumes e verduras, queijos, vinhos, azeites, frios, azeitonas e especiarias para ceia de final de ano, é possível fazer uma ‘boquinha’, afinal ninguém é de ferro. Entre os mais pedidos estão o sanduíche extra-recheado de mortadela e o pastel de bacalhau. É só chegar e conferir!

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.