Nascimento: Filhotes de antílope são as mais novas atrações do Zôo Safari

nd

ter, 30/10/2001 - 12h57 | Do Portal do Governo

Dois ‘waterbucks’, antílopes africanos , nasceram há poucos dias no Zôo Safári e já podem ser vistos pelo público.

Com o nascimento destes animais o Zôo Safári passa a manter 10 antílopes desta espécie, pois o parque já tinha quatro fêmeas e quatro machos. Os ‘waterbucks’, cuja distribuição original abrange as savanas Africanas, podem ultrapassar dois metros de comprimento, um metro de altura e e pesa 270 quilos.

Para o coordenador do parque, biólogo Mário Borges, o nome inglês ‘waterbuck’, que significa antílope-da-água, se explica porque essa espécie nunca se afasta muito dos rios ou lagos, onde pode ser visto em manadas de até 30 animais.

O estudo do comportamento do ‘waterbuck’ na natureza mostrou que o animal tem uma hierarquia muito rígida, baseada no tamanho dos chifres que ultrapassam 70 centímetros nos machos. Os machos jovens costumam viver em grupos isolados.

Ainda segundo Mário Borges, o maior predador do ‘waterbuck’ na natureza é o leão e embora o animal não esteja com a sobrevivência ameaçada, o nascimento que ocorreu no Zôo Safári é importante, pois mostra que os animais estão bem adaptados.

O biólogo ressalta que tem havido muitos nascimentos depois que o Zoológico passou a administrar o parque, destacando a ninhada de emas, o macaco – aranha, os pavões brancos, que estão botando ovos que ainda não eclodiram e uma lhama, que está em período final de gestação.

Muitas aves também estão começando a fazer seus ninhos nas árvores do Zôo Safári neste início de Primavera, entre as quais um pequeno tucano de bico verde, que é muito raro em São Paulo, mas que na mata do parque tem todas as condições para produzir e criar seus filhotes.