Na Agrishow, Alckmin assina medidas que favorecem produção agrícola estadual

Financiamentos, subvenções econômicas e máquinas de plantio estão entre os benefícios a produtores familiares

qui, 29/04/2004 - 17h44 | Do Portal do Governo


Em sua visita à Agrishow, em Ribeirão Preto, na tarde desta quinta-feira, dia 29, o governador Geraldo Alckmin assinou medidas para beneficiar produtores rurais, com financiamentos, subvenções econômicas e máquinas de plantio direto.

‘Em seu 11 anos de existência, a Agrishow se tornou a maior feira da América Latina para o agronegócio e a terceira maior do mundo e logo será a primeira’, ressaltou o governador. Em 2003, a feira atingiu um faturamento de R$ 1,2 bilhão e atraiu 150 mil visitantes do Brasil e de 60 países. Para este ano são cerca de 600 expositores, que mostram as novidades do setor até o próximo sábado, dia 1º.

Para reforçar a segurança na área rural em virtude de roubos de máquinas e equipamentos agrícolas que vêm ocorrendo em fazendas e sítios do Estado, o governador assinou um protocolo de intenções entre a Secretaria Estadual da Segurança Pública e a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp). ‘Essa é uma guerra que tem de ser vencida. Não tem mágica, mas sim esforço e luta permanente’. Ele lembrou que há estudos da USP que mostram que quando o PIB cai, diminui o crescimento da economia e pioram os índices de criminalidade. ‘A agricultura é profissionalismo e muita tecnologia e os equipamentos são sofisticados e caros para os produtores, por isso temos de reforçar a segurança no campo’.

Durante o evento Alckmin parabenizou as polícias civil, militar e científica e informou que os números da criminalidade vêm diminuindo na região. Segundo ele, entre 2002 e 2003, o número de homicídios em Ribeirão Preto caiu 48% e entre 2003 e 2004, mais 30%. Lembrou ainda que no Estado o número de seqüestros caiu 70% chegando a zero em algumas regiões. O roubo de cargas caiu 64% entre 2002 e 2003, e 67% de 2003 a 2004.

Leia mais:

  • Incentivo à agricultura

    Macedo Júnior/Carlos Prado