Mutirão: HC realiza mais uma etapa do Projeto Catarata

Será neste sábado, dia 8, das 7h às 12 horas

ter, 04/11/2003 - 17h17 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza neste sábado, dia 8, das 7h às 12 horas, mais uma triagem de portadores de catarata para tratamento cirúrgico gratuito. Trata-se de mais uma etapa do Projeto Catarata, que começou na Unicamp há mais de dez anos e no HC há cerca de três, sempre sob a coordenação do Dr. Newton Kara José, professor titular da Clínica Oftalmológica.

Desde seu início na Unicamp, há mais de dez anos, o Projeto Catarata vem selecionando os casos para operar gratuitamente. Milhares de pacientes já voltaram a enxergar graças aos sucessivos mutirões realizados com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e das prefeituras de São Paulo e Campinas.

No caso do HC de São Paulo, em cada campanha são atendidos cerca de 4 mil pacientes, dos quais cerca de 10% são selecionados para cirurgia.

O que é Catarata?

Catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ‘menina do olho’. O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses, atingindo um ou mesmo os dois olhos. A catarata costuma deixar a pessoa cega aos poucos.

Por esse motivo, diz-se que ela vai ‘amadurecendo’. É um tipo de cegueira curável. Apesar disso, existem quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata.

A catarata e a evolução de seu tratamento é um dos temas do 6 Congresso de Oftalmologia da USP, que terá lugar de 28 a 30 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças.