Mutirão de pintura e limpeza mobiliza comunidade para tornar escolas mais agradáveis

Cerca de 4 mil escolas terão suas fachadas e áreas internas pintadas e limpas num sistema de mutirão com alunos, pais e a comunidade

dom, 01/02/2004 - 16h13 | Do Portal do Governo


‘Quando a comunidade participa, a escola avança’, disse o governador Geraldo Alckmin ao lançar na manhã deste domingo, dia 1º, o programa ‘Pinte na Escola Nestas Férias’, na Escola Estadual Dom Miguel Kruse, na Zona Leste da Capital.

O objetivo é tornar as escolas mais bonitas e limpas, com a participação da comunidade. Cerca de 4 mil escolas estaduais de todo o Estado serão pintadas durante esta última semana de férias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de pessoas. Para esse mutirão de pintura, o Governo investiu R$ 19 milhões para a compra de material, como tinta, pincéis, rolos e lixas.

Alckmin, deu as primeiras pinceladas nos muros da escola e disse que a aproximação da comunidade com a escola por meio do Programa da Família está trazendo resultados muito positivos. Desde seu lançamento, em agosto de 2003, houve uma redução de 50% nas pichações externas, a depredação caiu 13% e as invasões e arrombamentos diminuíram 38,1%, segundo o último levantamento da Secretaria Estadual da Educação. O governador elogiou a escola pela dedicação de seus professores e funcionários e pela integração que conseguiu junto a todos os setores da comunidade. ‘Estamos orgulhosos desta escola que é um modelo para servir de exemplo para todo o País.’

O padre Ticão, líder comunitário da Zona Leste, destacou que o governador ‘teve uma atitude corajosa de trazer a Fatec para esta região e aqui implantar a mais importante universidade brasileira, a USP, que no dia 3 de fevereiro do próximo ano dará início à primeira turma, com cerca de 1.500 alunos.’ Alckmin disse que sugeriu a implantação de cursinhos de vestibular na Zona Leste e lembrou que para pagar seus estudos na faculdade, foi professor de cursinhos. E colocou-se à disposição para dar aulas.

Para Gabriel Chalita, secretário da Educação, o objetivo do programa é tornar o ambiente escolar mais agradável e integrar cada vez mais a comunidade com a escola. ‘Quanto mais a comunidade sente que a escola é sua, mais ela cuida’, afirmou.

O Programa Escola da Família – Espaços da Paz foi implantado em todas as 5.408 escolas da rede estadual, oferecendo aos fins de semana, lazer, arte, esportes e atividades pedagógicas para a comunidade. Oferece 9.190 bolsas de estudo universitário aos que atuam como monitores do programa tendo 286 universidades parceiras. O programa conta ainda com o apoio de 5.479 educadores e voluntários.

Na Escola Estadual Dom Miguel Kruse, cerca de 200 pessoas – a maioria adolescentes e pais de escolares – participam das atividades. Uma iniciativa pioneira da escola foi a criação de um sistema de aproveitamento das águas da chuva para regar suas hortas e jardins. Futuramente, a água reciclada será usada também nos banheiros. O projeto recebeu prêmio do Ministério da Educação.

Takao Miyagui