Música: Toquinho encerra Guri Febem in Concert

Público poderá conferir o sucesso desta iniciativa em dois shows que marcam o encerramento do Guri Febem in Concert

sex, 26/11/2004 - 20h45 | Do Portal do Governo

“Eu pensei que ia ficar trancado num canto, sem nada para fazer. Mas tenho aulas de informática, tapeçaria, reciclagem, panificação. Participo dos times de futebol e basquete daqui. Sem falar do Guri, onde aprendi a tocar violoncelo, uma nova paixão na minha vida”. O depoimento é do jovem J.F.L.S, interno da Febem de Pirituba. Lá, dos 82 internos, mais de 90% participam do projeto Guri.

Os efeitos restauradores da música na vida dos internos são avaliados pelo regente e professor do projeto Guri, Joelson Sampaio. Responsável por ministrar aulas de violino, viola, violoncelo e baixo na Febem de Pirituba, ele conta que os jovens que chegam à unidade com maior grau de periculosidade, após ter contato com a música, transformam-se nos alunos mais aplicados. “É incrível o poder que a música tem de canalizar o lado agressivo deles. Com o aprendizado dos instrumentos, eles passam a ser mais pacientes e otimistas”. De acordo com Sampaio, a auto-estima aumenta e a agressividade diminui muito. “Um dos motivos é o próprio instrumento de corda que exige mais delicadeza do aluno, despertando sua sensibilidade”.

O público poderá conferir o sucesso desta iniciativa em dois shows que marcam o encerramento do Guri Febem in Concert. No dia 29, às 20h30, a Orquestra de Cordas da Febem de Pirituba e o pólo Júlio Prestes reúnem 150 jovens no Teatro Sérgio Cardoso. No dia 1o de dezembro, um grande show com Toquinho movimenta o Memorial da América Latina, às 20h30.

“Realizado pela primeira vez neste ano, o Guri Febem in Concert foi criado para celebrar a estréia oficial dos 77 pólos instalados em todas as unidades da Febem”, explica Beth Parro, diretora executiva do projeto. Na abertura, dia 18, Mônica Salmaso e a Camerata de Violões de meninas da Febem Mooca se apresentaram no Palácio dos Bandeirantes. Em menos de 15 dias, foram feitos 51 concertos para os visitantes e familiares, nas diversas unidades da instituição.

Iniciativa pioneira criada em 1995, o Guri atende 23 mil crianças em 106 pólos espalhados na capital e no interior. A expansão na Febem, em parte, é fruto da ação do empresário Antônio Ermírio de Moraes, que investiu na aquisição de instrumentos musicais para a implantação dos pólos: 45 na capital e 32 no interior. O projeto, que já atuava nas unidades do Tatuapé e Pirituba, com grupos de garotos, e nas unidades Taipa e Mooca – está última patrocinada pela Avon – com meninas, conta agora com 2.861 vagas, para internos com idade entre 12 e 21 anos.

O diretor da Febem de Pirituba, Caio Castro, conta que vem trabalhando para integrar os jovens do Guri à comunidade, autorizando a apresentação deles em eventos externos, além de organizar festas internas. “A aproximação com a família e a comunidade é muito importante no processo de reabilitação, pois desperta a disciplina e melhora a auto-estima deles”.


Show dos pólos Júlio Prestes & Febem Pirituba.

– Data: 29 de novembro
– Horário: 20h30
– Local: Teatro Sérgio Cardoso
– Endereço: R. Rui Barbosa,153 – Bela Vista
– Grátis

Show de encerramento: Toquinho & Camerata de Violões e Cavaquinhos e Corais de várias unidades da Febem.

– Data: 01 de dezembro
– Horário: 20h30
– Local: Memorial da América Latina
– Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
– Grátis.