Música: Toquinho encerra festival Febem In Concert no Memorial da América Latina

Evento será nesta quarta-feira, dia 1º, a partir das 20h30

qua, 01/12/2004 - 10h10 | Do Portal do Governo

O encerramento do Febem in Concert será realizado nesta quarta-feira, dia 1º, às 20h30, no Memorial da América Latina, com um grande show do cantor e compositor Toquinho e participação de aproximadamente 150 adolescentes do Projeto Guri na Febem. Vão estar presentes o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Febem, Alexandre de Moraes e a secretária de Estado da Cultura Claudia Costin.

A grande festa é o resultado das oficinas de violino, viola, violoncelo, baixo acústico, violão, cavaquinho, percussão, saxofone, clarinete, flauta, trompete, trombone e canto coral nas 77 unidades da fundação. Mais de 2.800 jovens participam das oficinas e aprendem a tocar algum instrumento musical na Febem.
Foram 53 apresentações do Projeto Guri nas unidades da fundação, em todo o Estado de São Paulo, durante o mês de novembro.

O Projeto Guri foi criado em 1995 pela Secretaria de Estado da Cultura, com o objetivo de ensinar música para crianças que vivem em lugares culturalmente carentes. Na Febem, existe desde 1996. Até junho deste ano atendia 360 internos nos internatos femininos da Mooca e Parada de Taipas, além do complexo do Tatuapé e o internato Pirituba.

Graças a uma doação de 2.500 instrumentos feita pelo empresário Antonio Ermírio de Moraes, todas as unidades da Febem passaram a ter, desde julho, grupos de orquestra e camerata.

O projeto não tem como finalidade principal a formação de músicos, considerando que isso pode ocorrer isoladamente pelos talentos que despontam em quase todos os pólos, mas tem como objetivo um ensino técnico aprimorado e consciencioso, respeitando o ritmo de aprendizado de cada um, fortalecendo a reconstrução da cidadania destas crianças e adolescentes, inserindo-as no processo social utilizando a música como agente transformador.

Da Secretaria de Estado da Cultura

(LRK)