Música: Parque estadual do Ipiranga abre inscrições para oficiais de instrumentos musicais

Inscrições terminam no próximo dia 24 de setembro

seg, 20/09/2004 - 19h38 | Do Portal do Governo

A partir de hoje até o dia 24 de setembro, das 14 às 17 horas, jovens de 8 a 18 anos poderão inscrever-se nos cursos de instrumentos musicais do Projeto Guri, que será ministrado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI).

O posto de inscrição está localizado no Centro de Esporte, Cultura e Lazer (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, em São Paulo – SP (ao lado do Centro de Exposição Imigrantes). Os interessados não precisam ter experiência e nem noções básicas de instrumentos musicais.

Os cursos começarão no dia 29 deste mês, com aulas de violão, cavaquinho e percussão, apenas no período da tarde. Os alunos terão oportunidade de ingressar em orquestras do Projeto Guri. O empreendimento já beneficiou cerca de 60 mil crianças e adolescentes em todo o Estado.

Novo pólo musical

O PEFI sediará o novo Pólo Musical do Projeto Guri, onde serão oferecidos cursos de instrumentos musicais para jovens de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 18 anos, que estejam cursando o ensino básico e fundamental.

Ao todo são 100 vagas, distribuídas no turno da tarde. As aulas serão ministradas regularmente duas vezes por semana, com carga horária de 1h/aula.

A iniciativa é da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – Seads, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, e tem como objetivo desenvolver as habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes de áreas culturalmente carentes através da música, reconhecendo esta arte como agente de fortalecimento na construção da cidadania de importante contribuição para a inclusão social.

O Projeto Guri oferece vagas gratuitas e isentas de seleção para o ensino musical de diversos instrumentos, convergindo para a formação de orquestras-escolas.

Pressupõe a formação de corais infantis, conjuntos de violões e outros agrupamentos instrumentais.

Atualmente o projeto atua em 110 pólos musicais, distribuídos entre a Capital e Interior, e conta com diversos grupos musicais entre orquestras de sopros, cameratas de violões, cameratas de cordas e big band.

Data: de 20 a 24 de setembro
Horário:das 14 às 17 horas
Local:Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) / Centro de Esporte, Cultura e Lazer
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – (ao lado do Centro de Exposições Imigrantes) – São Paulo – SP

Informações no site www.projetoguri.com.br.

Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social
C.A.