Música: Osesp apresenta Sinfonia nº 41 de Mozart regida pelo tcheco Libor Pesek

Espetáculos serão de quinta a sábado, dias 29, 30 e 1º

qui, 29/09/2005 - 13h12 | Do Portal do Governo

A Sinfonia nº 41 de Mozart, também conhecida como Júpiter, é uns dos destaques da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) quinta, sexta e sábado, 29, 30 e 1°, na Sala São Paulo. Regida pelo tcheco Libor Pesek, a Osesp traz como convidada a pianista ucraniana Valentina Lisitsa. No repertório, também o poema sinfônico Taras Bulba, de Leos Janácek; o Concerto para Piano nº 1, Op.1, de Rachmaninov, interpretado por Valentina.

Nascido em Praga, Libor Pesek estudou regência na Academia de Artes Musicais, fundou o grupo Praque Chamber Harmony e construiu sua carreira na antiga Tchecoslováquia. Em março de 1996, foi nomeado pela rainha Elizabeth II o Cavaleiro do Império Britânico e, em 1997, recebeu a menção honrosa da Universidade Central de Lancashire.

A pianista Valentina Lisitsa começou a tocar piano aos três anos e deu seu primeiro recital solo aos quatro. Com o marido Alexei Kuznetsoff, venceu a Competição Internacional Murray Dranoff para Dois Pianos, e se mudaram para os Estados Unidos. Em seguida, Valentina gravou vários CDs e já se apresentou em salas como Carnegie Hall e Avery Fisher Hall, Viena Musikverein e Concertgebow.

Cruzou o mundo com grupos como a Filarmônica da Nova Zelândia e a Orquestra de Câmara de Praga. Ainda este ano lançará vídeos com canções de Schubert e Liszt e obras de Ravel.

Osesp

Libor Pesek e Valentina Lisitsa
Dias 29 e 30, quinta e sexta-feira, às 21h.
Dia 1.º, sábado, às 16h30. Ingressos: R$ 25 a R$ 79

Sala São Paulo (1.501 lugares)

Praça Júlio Prestes, s/nº. Metrô Luz
Bilheteria: 3337-5414. Ticketmaster (11) 6846-6000
Acesso a portadores de deficiência física
www.osesp.art.br

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.