Música: Orquestras Sinfônicas apresentam Concertos Matinais em São Paulo

Exibições oferecem ao público infanto-juvenil oportunidade de conhecer o repertório musical sinfônico

sáb, 03/05/2003 - 10h31 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura


A Orquestra Sinfônica Jovem (OSJ) apresenta-se neste domingo, dia 4, às 11 horas, na Sala São Paulo. O programa faz parte da terceira série de concertos matinais. Dessa vez, os músicos interpretarão composições de Beethoven para piano e orquestra, com regência de Luiz Fernando Marchetti e solos de Jeferson Mello.

Em homenagem ao Dia das Mães, a Banda Sinfônica Jovem também mostrará seu trabalho no programa Concertos Matinais, no dia 11 de maio, às 11 horas, na Sala São Paulo. Com regência de Mônica Giardini e a participação especial de Isaías e seus Chorões, a Banda interpretará canções de Edmundo Villani-Cortês, Radamés Gnatalli e Pixinguinha.

O projeto Concertos Matinais da Secretaria de Estado da Cultura busca oferecer ao público infanto-juvenil a oportunidade de conhecer e se familiarizar com o repertório musical sinfônico. Os concertos ocorrem sempre aos domingos e a preços populares. A programação inclui música erudita com recursos cênicos, audiovisuais e linguagem adequada para formar e educar os jovens para esse tema.

Banda Sinfônica Jovem

Criada e integrada ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, a Banda Sinfônica Jovem iniciou suas atividades artísticas em 1993 sob regência de Mônica Giardini. Composta por 70 músicos bolsistas, o objetivo principal é a profissionalização. Entre os solistas que atuaram na banda estão Wagner Polistichuk, Sérgio Burgani e Naná Vasconcelos.

No repertório constam arranjos de compositores consagrados da música erudita e composições originais para Banda Sinfônica Jovem. Entre as obras, Paulistana – Retrato de uma cidade, de Billy Blanco e O Grande Circo Místico, de Edu Lobo e Chico Buarque. Viagem ao Centro da Terra, Rei Arthur e Os Cavaleiros da Távola Redonda, de Rick Wakeman, a primeira audição no Brasil da Ópera Treemonisha de Scott Joplin, além de concertos em homenagem a George Gershwin, são alguns dos concertos realizados pela banda. Recentemente executou diversas trilhas sonoras dos desenhos da Disney, incluindo Pocahontas, A Bela e a Fera, Aladim e Fantasia.

Convidados

Os convidados da Banda Sinfônica Jovem são o conjunto de choro formado por Isaías Bueno de Almeida (bandolim), Israel Bueno de Almeida (violonista e arranjador), Haroldo Capelupi (cavaquinho)e Roberta Valente (pandeiro).

O grupo acompanhou Elisete Cardoso, Paulinho da Viola, Altamiro Carrilho, Sílvio Caldas, Nelson Gonçalves e Artur Moreira Lima.

Orquestra Sinfônica Jovem

É hoje uma das raras orquestras dedicadas à experimentação musical para jovens estudantes. Com escolha de repertório e orientação focada no desenvolvimento técnico-musical de seus integrantes, consegue conciliar os aspectos pedagógicos e a qualidade artística de suas apresentações.

Os 70 músicos da OSJ são treinados no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. O grupo foi criado em 1979, durante o X Festival de Inverno de Campos do Jordão, pelo maestro John Neschling. Também teve a regência dos maestros Diogo Pacheco, Bernardo Federowsky e Juan Serrano. Atualmente o regente titular é o maestro João Maurício Galindo.

Serviço:

Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/no
Ingressos: R$ 2,00 (desconto de 50% para estudantes e idosos)
Bilheteria Sala São Paulo – telefone 3337-5414
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Sábados das 10 às 16 horas. Nos dias de eventos, a partir das 9 horas.
Sala São Paulo – Visitas monitoradas podem ser feitas aos domingos, com agendamento prévio.
Outras informações: (11) 3337-5414

(LRK)