Música: Orquestra Sinfônica do Estado realiza a primeira turnê norte-americana

Serão 20 concertos em 18 cidades nos Estados Unidos

sex, 18/10/2002 - 12h00 | Do Portal do Governo

Cinco anos após a reestruturação, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) realiza a primeira turnê norte-americana 2002. Serão ao todo vinte concertos, cruzando o país de costa à costa, passando por 18 cidades. Nova Iorque, Miami, Orlando e Atlanta, entre outras, estão na rota da orquestra. É a primeira vez que uma orquestra brasileira realiza uma turnê deste porte em solo norte-americano.

O diretor artístico John Neschling e o regente associado Roberto Minczuk conduzem o grupo em onze programas diferentes, mesclando clássicos do repertório mundial e obras de compositores brasileiros. Acompanham a orquestra como solistas convidados, os violonistas do Duo Assad, que se apresentam em dezoito concertos, e a Banda Mantiqueira, em outros dois.

‘Trata-se de um desafio pelo qual esperávamos desde a inauguração da Sala São Paulo. A responsabilidade que carregaremos nesses 20 concertos nos enobrece e nos exalta. Tentaremos estabelecer com o público norte-americano a mesma relação que temos o privilégio de estabelecer com o público paulista e brasileiro’, afirma o maestro John Neschling. Confira a programação completa da turnê clicando aqui

Turnê

A Osesp embarca em São Paulo na noite desta terça-feira, dia 22, direto para a cidade de Los Angeles. O primeiro concerto da turnê será no sábado, dia 25, no Orange County Performing Arts Center, em Costa Mesa, Califórnia. No domingo, dia 26, haverá outra apresentação no mesmo local, ambas com a regência do maestro John Neschling. Da Califórnia, a Osesp segue para concertos em cidades dos estados de Michigan, Nova Jersey, Nova Iorque, Massachusetts, Connecticut, Pensilvânia, Georgia, Alabama e Flórida.

Na cidade de Nova Iorque, a orquestra se apresentará (10/11) no Avery Fisher Hall, no Lincoln Center, considerado ‘templo’ da música clássica mundial. O repertório escolhido para esta récita, sob a batuta de Neschling, segue a linha empreendida em todos os demais programas da turnê, reunindo o Uirapuru – Poema Sinfônico, de Heitor Villa-Lobos, o concerto para Dois Violões e Orquestra, de Marlos Nobre e a Sinfonia Nº 2 em Ré Maior Op. 73, de Johannes Brahms.

Da Secretaria da Cultura do Estado

Para saber mais acesse o site: www.osesp.art.br