Música: Orquestra Sinfônica do Estado celebra meio século em turnê pelo País

Turnê Brasil-2004 da Osesp tem apresentações programadas para 11 cidades

seg, 25/10/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

Há 50 anos, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) tem se apresentado em cidades do interior paulista e em outros Estados. Neste ano em que completa seu cinqüentenário fará a primeira grande turnê, (que iniciou em outubro e vai até novembro) por quase todas as regiões do País. A orquestra visitará 14 capitais (faltam 11), em 15 espetáculos. Desde a sua reestruturação, em 1997, com a chegada de seu atual diretor artístico e regente titular, maestro John Neschling, a Osesp alcançou padrões de qualidade internacional, refletidos, também, em viagens realizadas a outros países como EUA,
Alemanha e Suíça.

Para John Neschling, é imprescindível que o Brasil seja reconhecido não só pelo futebol, pois a sua criação artística deve ser respeitada e conhecida. “Para tanto, nada melhor do que uma de porte internacional.”

“Nossa nação sempre foi rica em compositores e nossa tradição musical remonta ao princípio do século 18. No entanto, essa realidade não se traduziu na existência e manutenção de sinfônicas de qualidade. Nos últimos sete anos, a Osesp firmou-se nos cenários nacional e internacional de tal forma que é difícil acreditar que possamos, mais uma vez, derrapar para um abismo de incivilidade.

Portanto, como amante inveterado dessa orquestra, da música brasileira e da Sala São Paulo, desejo à Osesp no mínimo mais 150 anos de vida saudável, para que possamos, também em termos de boa música sinfônica, nos aproximar da grandeza musical deste País, diz o maestro.”

Turnê Brasil/2004 – de Brasília ao Rio

Local Data/Hora Teatro
Manaus Dia 27, 21 horas Teatro Amazonas
Belém Dia 29, 20 horas Teatro da Paz
Teresina Dia 1o., 21 horas Teatro 4 de Setembro
Fortaleza Dia 2, 20 horas Teatro José de Alencar
Natal Dia 4, 21 horas Teatro Alberto Maranhão
João Pessoa Dia 5 21 horas Teatro Santa Rosa
Recife Dia 6, 21 horas Teatro de Santa Isabel
Maceió Dia 7 , 19 horas Teatro Deodoro
Aracaju Dia 8, 21 horas Teatro Tobias Barreto
Salvador Dia 10, 21 horas Teatro Castro Alves
Rio de Janeiro Dia 13, 21 horas e dia 14, 17h Teatro Mun. do Rio

Da Assessoria de Imprensa da Osesp
Da Agência Imprensa Oficial