Música: Orquestra Sinfônica do Estado anuncia temporada 2003

Assinaturas para as apresentações estão à venda na Sala São Paulo ou por telefone

qua, 22/01/2003 - 14h42 | Do Portal do Governo

Já estão à venda as assinaturas para as apresentações da temporada 2003 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), na Sala São Paulo. O primeiro concerto será no dia 13 de março com a apresentação do oratório O Rei Davi, obra de década de 20 do compositor francês Arthur Honegger.

Sob o comando do diretor artístico John Neschling, o grupo fará 46 programas ao longo do ano, com a presença de artistas convidados e um repertório que reúne obras de diversos períodos e gêneros de composição. Entre as novidades, está o surgimento da Orquestra de Câmara da Osesp, com quatro concertos a serem regidos por Cláudio Cruz, o spalla da formação sinfônica e que é também regente titular da Sinfônica de Ribeirão Preto.

Entre os regentes convidados, o destaque é o alemão Kurt Masur, diretor da Orquestra Nacional da França, que já regeu a Osesp e agora volta à cidade para conduzir a interpretação da Sinfonia nº 4, de Brahms – uma de suas especialidades -, além de obras de Schumann e Beethoven. Também regerão a orquestra nomes como Christian Arming, Asher Fisch, Theodor Guschlbauer e o compositor chinês Tan Dun.

A Osesp também receberá na Sala São Paulo diversos solistas, entre eles os pianistas Nelson Freire, Jean-Louis Steuerman, Linda Bustani e Arnaldo Cohen. Haverá ainda o violoncelo de Antonio Meneses e Heloísa Torres Meireles. Quanto aos pianistas estrangeiros, estão previstas as presenças de Alexander Toradze, Dimitri Akexejew, Nelson Goerne, o duo Dezsö Ranki e Edit Klukon e Bruno Leonardo Gelber. O saxofonista Léo Gandelman e cantores brasileiros, como o tenor Eduardo Itaborahy, a soprano Andrea Ferreira, a meio-soprano Celine Imbert e o barítono Rodolfo Giuliani, somam-se à lista de artistas convidados

A música da segunda metade do século 19 e da primeira do século 20, período que tem se tornado especialidade do grupo, compõe a base do repertório dos concertos. Mahler, Strauss e Schoenberg, porém, convivem ao lado de Bach, Tchaikovski, Bernstein, Stravinski, Tan Dun e dos brasileiros Villa-Lobos, Francisco Braga, Cláudio Santoro, entre outros.

Como assinar

Os assinantes da temporada 2002 terão seus lugares automaticamente reservados nas séries equivalentes das assinaturas atuais e poderão confirmá-las pessoalmente ou pelo telefone (11) 3351.82.00, no período de 27 de janeiro a 8 de fevereiro de 2003, de segunda a sábado, das 10 às 18 horas.
Após este período, as reservas não confirmadas serão canceladas e os assinantes poderão escolher novos lugares entre 10 e 15 de fevereiro de 2003.
Novos assinantes serão atendidos no período de 17 de fevereiro a 1º de março, de segunda a sábado, das 10 às 18 horas.
As assinaturas também poderão ser adquiridas via correio, observando-se que a definição de lugares será feita estritamente na ordem de chegada das fichas.
Atenção! A compra das assinaturas deverá ser efetivada (pagamento e emissão de ingressos) até o dia 1º de março de 2003.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(RK)