Música: Orquestra Sinfônica de Bolsistas estréia em Campos do Jordão

Os maestros foram os próprios alunos do curso de regência

qui, 17/07/2003 - 10h56 | Do Portal do Governo

Mozart, Rossini, Borodin, Mascagni, Verdi e Carlos Gomes foram os compositores escolhidos para o concerto de estréia da Orquestra Sinfônica de Bolsistas na noite de quarta. Foi uma rara oportunidade dada a esses jovens músicos para exercitarem seus conhecimentos de regência, uma das novidades desta edição que voltou a incluir o Curso de Regência no leque de disciplinas oferecidas aos bolsistas.

A Orquestra Sinfônica de Bolsistas, coordenada pelo maestro Jamil Maluf, fez sua primeira apresentação no Festival na noite desta quarta. Este concerto teve um destaque muito especial: foi regida pelos próprios bolsistas do Curso de Regência, uma novidade desta edição, já que o curso não acontecia deste 1999.

No início do programa, Maluf ressaltou a importância da ênfase que vem sendo dada pela organização do Festival à parte pedagógica. ‘Esta é uma oportunidade muito rara que está sendo dada aos jovens músicos. Aqui eles tem uma orquestra completa e estão tendo a possibilidade de exercitar seus conhecimentos de regência’.

O repertório, executado por seis alunos do curso de regência e pelo professor assistente Paulo Nogueira (ex-bolsista e atual regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório) incluiu Mozart -Abertura da Ópera Don Giovanni (regido por Rodrigo Pinheiro), Rossini – Abertura da Ópera ‘O Barbeiro de Sevilha’ (regido por Otávio Simões), Borodin – Abertura da Ópera Príncipe Igor (regido por Paulo Nogueira), Mascagni – Intermezzo da Ópera Cavalleria Rusticana, Beethoven – Abertura da Ópera Fidelio, Verdi – Abertura da Ópera Nabucco e Carlos Gomes – Abertura da Ópera O Guarani.

da Assessoria de Imprensa do Festival de Inverno
Telefone: 12 3664 3908/3699

GB