Música: Orquestra Paulista Juvenil do Projeto Guri será lançada dia 29

nd

qua, 22/08/2001 - 18h25 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, lança, na proxima quarta-feira, dia 29, às 20h30, no Theatro São Pedro, a Orquestra Paulista Juvenil do Projeto Guri. Formada pelos melhores alunos de vários pólos do Guri, a Orquestra é o primeiro resultado efetivo desta iniciativa pois vai em direção ao caminho da profissionalização.

Integrada por alunos, entre 14 e 21 anos, a Orquestra Paulista Juvenil do Projeto Guri vai ter o Pólo Júlio Prestes como sua sede, onde, durante três vezes na semana, os 45 integrantes farão ensaios e terão aulas.

No programa de estréia, com a participação da soprano Cèline Imbert, sob a regência do maestro João Maurício Galindo, a Orquestra executará as obras O Despertar, de J. Hotetterre, Allegro em mi menor, de C. Avison, Contradança, de J. P. Rameau, Três Sinfonias, de S. Rossi, Três Melodias Brasileiras, H. Villa-Lobos, Caro mio bem, de C. Giordani, Sebben Crudele, de A Caldara, Ah, mio cor, de G. F. Haendel, Adoração, de C. Guarnieri, Villanelle, de H. Berlioz, e Sinfonia em Ré Maior, de H. Purcell.

O projeto Guri idealizado e mantido pela Secretária de Estado da Cultura é considerado hoje uma das principais iniciativas sociais do Governo Paulista sendo responsável pelo aprendizado musical básico de aproximadamente 7.500 crianças e adolescentes.

A iniciativa surgiu em 95 na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no bairro do Brás e contava apenas com 180 participantes. No ano seguinte uma parceria firmada com a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social , possibilitava a chegada do Guri a unidade da FEBEM, no Tatuapé, com a participação de 300 internos.

Nos dias de hoje o Projeto continua crescendo e atualmente está organizado em 35 pólos distribuídos em todo o estado beneficiando regiões que vão desde a favelas e bairros nobres até a regiões conflituosas como a Pontal do
Paranapanema.

O Coral e a Orquestra do Guri compõem o aprendizado que na maior parte das vezes ainda atinge crianças que sequer conhecem um instrumento. O cantor e compositor Toquinho é o patrono do Guri, sendo normal sua participação em eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão. O projeto Guri recentemente foi agraciado com o Prêmio Multicultural Estadão, na categoria fomentador.

Data: 29/08, quarta-feira
Horário: 20h30
Local: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 171 – tel. 3661.6529
Entrada Franca