Música: Orquestra Juvenil do Projeto Guri será lançada no Theatro São Pedro

nd

qua, 29/08/2001 - 10h39 | Do Portal do Governo


A Secretaria da Cultura do Estado, lança nesta quarta-feira, dia 29, às 20h30, no Theatro São Pedro, a Orquestra Paulista Juvenil do Projeto Guri. Formada pelos melhores alunos de vários pólos do projeto, a Orquestra é o primeiro resultado efetivo desta iniciativa.

Integrada por adolescentes, entre 14 e 21 anos, a Orquestra Paulista Juvenil do Projeto Guri vai ter o Pólo Júlio Prestes como sede, onde, durante três vezes na semana, os 45 integrantes farão ensaios e terão aulas.

No programa de estréia, a Orquestra executará as obras O Despertar, de J. Hotetterre; Allegro em mi menor, de C. Avison; Contradança, de J. P. Rameau; Três Sinfonias, de S. Rossi; Três Melodias Brasileiras, H. Villa-Lobos; Caro mio bem, de C. Giordani; Sebben Crudele, de A Caldara; Ah, mio cor, de G. F. Haendel; Adoração, de C. Guarnieri; Villanelle, de H. Berlioz, e Sinfonia em Ré Maior, de H. Purcell. O espetáculo terá a participação da soprano Cèline Imbert e a regência será do maestro João Maurício Galindo.

Idealizado e mantido pela Secretária Estadual da Cultura, o Projeto Guri é considerado hoje uma das principais iniciativas sociais do Governo Paulista, sendo responsável pelo aprendizado musical básico de aproximadamente 7.500 crianças e adolescentes.

A idéia surgiu em 1995 na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no bairro do Brás e contava apenas com 180 participantes. No ano seguinte uma parceria firmada com a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, possibilitou a chegada do Guri à unidade da Febem, no Tatuapé, com a participação de 300 internos.  

O projeto continua crescendo e atualmente está organizado em 35 pólos distribuídos em todo o Estado beneficiando regiões que vão desde favelas e bairros carentes até o Pontal do Paranapanema. O Coral e a Orquestra do Guri compõem o aprendizado que, na maioria das vezes, ainda atinge crianças que sequer conhecem um instrumento.

O cantor e compositor Toquinho é o patrono do Guri, e freqüentemente participa de eventos como o Festival de Inverno de Campos do Jordão. O projeto Guri recentemente foi agraciado com o Prêmio Multicultural Estadão, na categoria ‘Fomentador’.

Data: Quarta-feira, dia 29 de agosto de 2001
Horário: 20h30
Local: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 171 – São Paulo-SP
Entrada franca.