Música: Orquestra de Câmara da USP realiza testes para seleção de novos talentos

Inscrições terminam hoje

ter, 19/02/2002 - 9h10 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira, dia 21, a Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (OCAM) realizará o teste anual de admissão de novos músicos para o corpo de instrumentistas. Os interessados têm até esta terça-feira, dia 19, para se inscrever gratuitamente.

O exame será destinado aos calouros do departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) e também a todo e qualquer músico.

Seleção

A seleção começará às 9 horas, quando serão avaliados os aspirantes às vagas dos instrumentos de cordas, (violino, viola, contrabaixo e violoncelo). No período da tarde, a partir das 14 horas, serão realizados os exames para músicos de instrumentos de sopro (flauta, oboé, fagote, trompa e trompete).

A avaliação é feita por uma banca formada pelo corpo docente do Departamento de Música da ECA, coordenada pelo maestro Gil Jardim, regente e diretor musical da Orquestra de Câmara da USP.

Os candidatos deverão interpretar uma peça erudita de livre escolha e fazer a leitura à primeira vista de uma partitura a ser sorteada no momento do exame.

A Orquestra

Com um corpo sinfônico de 35 músicos, a OCAM é uma das principais atividades institucionais da ECA/USP, buscando introduzir jovens instrumentistas da própria universidade e da comunidade à prática de orquestra, trabalhando um repertório essencial para a formação técnica, de expressão e de interpretação indispensáveis para a formação de um músico.

Em 2001, realizou cerca de 40 apresentações em salas de concerto como o Teatro São Pedro, Teatro Alfa, Anfiteatro Camargo Guarnieri, além de instituições filantrópicas, hospitais, escolas públicas e campus universitários da USP nas cidades do interior do Estado como em Ribeirão Preto, Campinas e Bauru.

Durante o período letivo, a Orquestra de Câmara da USP realizará ensaios semanais (segundas, quartas e quintas-feiras) com duração de três horas, das 17 às 20h20. Os músicos receberão uma bolsa de estudos mensal.

Inscrições

Data: Até terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2002
Horário: Das 9 ao meio-dia e das 14 às 17 horas
Local: Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – Av. Prof. Luciano Gualberto – Travessa J – Cidade Universitária – São Paulo-SP.