Música: Orquestra de Câmara da USP abre temporada 2003

Ocam da USP é regida pelo maestro Gil Jardim

sex, 21/03/2003 - 16h47 | Do Portal do Governo

Uma orquestra moderna, ágil, formada por universitários e com uma programação de qualidade. A Orquestra de Câmara (Ocam) da USP, regida pelo maestro Gil Jardim há dois anos, passou por uma reformulação e estréia sua temporada de apresentações com uma pré-estréia no anfiteatro Camargo Guarnieri, nesta sexta-feira, dia 21, às 20 horas, e na nova casa de espetáculos da cidade, o Teatro Santa Cruz, no domingo, dia 23.

Para o primeiro concerto, a Ocam recebe a cantora lírica Cláudia Ricitelli, que vem de Nice, cidade onde mora, na França. A soprano é reconhecida por possuir uma voz dotada de grandes recursos técnicos e musicalidade refinada.

As principais diferenças entre uma orquestra sinfônica e uma de câmara são o número de integrantes (a Ocam possui 35 integrantes, enquanto que uma sinfônica pode ter mais de 100)e o fato de a orquestra de câmara privilegiar os instrumentos de corda.

O concerto inaugural da temporada será realizada hoje, às 20 horas, no anfiteatro Camargo Guarnieri (r. do Anfiteatro, 109, e no domingo, às 11 horas, no Teatro Santa Cruz (r. Orobó, 277, Alto de Pinheiros.

M.J.