Música: Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo recebe investimentos privados

Recursos serão utilizados em infra-estrutura, compra de instrumentos e contratação de profissionais

ter, 26/02/2002 - 12h06 | Do Portal do Governo

A Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo (Ocam) deverá realizar 11 programas musicais diferentes durante neste ano. O lançamento da programação está previsto para o mês de março. Mas os projetos da Ocam para 2002 não param por aí. De acordo com o diretor artístico e regente titular, maestro Gil Jardim, nos meses de outubro e novembro, serão promovidos dois concursos nacionais, um de violino e outro de piano, para premiar e incentivar novos talentos musicais brasileiros.

Outros projetos são a produção de trilhas sonoras para cinema e para teatro e a montagem de dois espetáculos: uma ópera e um balé para encerrar a temporada 2002 em grande estilo no Camargo Guarnieri ou no Theatro São Pedro.

Neste ano, a Ocam recebeu novos investimentos privados. Uma parceria firmada com o Grupo Santander Banespa vai permitir a criação de uma infra-estrutura administrativa; compra de instrumentos e partituras e contratação de solistas profissionais. Os recursos são da ordem de R$ 200 mil.

Criada há seis anos, a Ocam é composta por 35 integrantes, entre graduandos do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Arte (ECA) e alunos do curso de extensão universitária. Todos os componentes recebem bolsas de incentivo.