Música: Orquestra de Câmara da Unesp apresenta-se na Aliança Francesa e no Teatro São Pedro

Espetáculos acontecem nos dias 1 e 2 de setembro, próximas quinta e sexta-feira

ter, 30/08/2005 - 11h07 | Do Portal do Governo

A Orquestra de Câmara da UNESP fará duas apresentações nesta semana, em São Paulo, nos dias 1 e 2 de setembro (quinta e sexta-feira), respectivamente na Aliança Francesa e no Teatro São Pedro.

Ao ritmo do chorinho, repertório a ser executado, duas artistas plásticas, Roberta Fialho e Gláucia Gomes, alunas do Instituto de Artes (IA), campus de São Paulo farão uma performance.

O concerto terá a participação especial do grupo musical Isaias & Grupo Entre Amigos e da violoncelista Adriana Holtz, que tocarão com a orquestra, sob o comando do diretor artístico e professor de violino do IA Luiz Amato. O repertório inclui peças de compositores populares brasileiros, como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Claudionor Cruz.

Posicionadas ao lado do palco, as alunas desenvolverão um trabalho em óleo sobre tela, enquanto os músicos realizam a apresentação, com duração aproximada de 70 minutos. ‘A aproximação entre a música e as artes plásticas é fascinante e enriquecedora para todos’, diz Amato. ‘É um grande desafio para nós artistas’, aponta Roberta. Em julho último a artista realizou duas performances na megaexposição Corpos pintados, na Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O programa completo inclui as peças Cinco Miniaturas Brasileiras (Prelúdio, Toada, Choro, Cantiga de Ninar e Baião), de Edmundo Villani-Côrtes, docente aposentado do IA; Caprichos do Destino, de Claudionor Cruz e Pedro Caetano, com arranjo de Radamés Gnatalli; Lamentos, de Pixinguinha, arranjo de Israel Bueno de Almeida; Odeon, de Ernesto Nazareth, arranjo de Nelson Ayres; e Retratos (Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga), de Radamés Gnatalli.

Concertos da Orquestra de Câmara da UNESP

Data: Quinta-feira, dia 1º de setembro