Música: Novos talentos disputam espaço no 11º Festival de MPB de Tatuí

Festival está sendo realizado até 1º de junho, em Tatuí

sex, 31/05/2002 - 11h26 | Do Portal do Governo

Um grande festival, reunindo o que há de melhor entre os novos talentos da música nacional, está agitando a cidade de Tatuí neste fim de semana. O Festival de MPB de Tatuí tem como objetivo revelar novos talentos e incentivar a MPB, propiciando o desenvolvimento e o encontro dos artistas que buscam seu espaço na música popular.

Quem comparecer ao teatro Procópio Ferreira, sempre a partir das 20 horas, terá a oportunidade de assistir a grandes shows. Na noite de ontem, se apresentou a cantora Miúcha. Hoje o show será com Sá, Rodrix & Guarabyra. Na grande final, amanhã, dia 1º, haverá a apresentação de Roberto Menescal & Wanda Sá.

Os ingressos para cada um dos dias custa R$ 10,00 e estão sendo vendidos na Seção de Eventos do Conservatório de Tatuí, à Rua São Bento nº 415, onde também está localizado o teatro.

Os concorrentes

A décima-primeira edição do festival traz entre seus concorrentes Edson Luiz da Silva, de Blumenau (SC), que venceu as edições de 1998 e 1999. Ele concorre com a música ‘Porta Aberta’. Foi classificada também a música ‘Milagreiro’ de Rita Altério e Eduardo Santana, de Alambari (SP), cuja interpretação será defendida por Miriam Mirah. Rita é esposa e parceira de Rafael Altério, que foi o vencedor de duas outras edições, como compositor, em 1994 (em parceria com Eduardo Santana) e em 1995.

O mineiro Renato Mottha, que venceu o festival em 2001, também obteve classificação para a edição deste ano. Ele concorre com ‘Amores Gêmeos’. Mottha também é concorrente do 5º Prêmio Visa de MPB – Edição Vocal, promovido pelo Jornal O Estado de São Paulo e Rádio Eldorado. Nascido em Belo Horizonte, Renato tem 32 anos e começou a cantar ainda criança, participando de programas de televisão. Tornou-se profissional na adolescência. Estudou violão clássico e foi professor de violão e guitarra na Escola Música de Minas, fundada por Milton Nascimento e Wagner Tiso. Outros nomes também são conhecidos do público, como o carioca Paulo César Pinheiro e os paulistas Vavá Rodrigues, Kana & Léo Nogueira e Zé Henrique Martiniano, que já participaram de edições anteriores.

A décima primeira edição do Festival de MPB de Tatuí também traz para o público caras novas, compositores e intérpretes que estão buscando seu espaço no cenário artístico. Um deles é Leco Macedo, compositor de ‘Duas Formas’, de São Carlos. Macedo já participou de festivais em Cascavel e Toledo, no Paraná. Já o carioca Roberto Haag, autor de ‘Olhos Frios’, foi o vencedor de um festival do Centro Musical Antonio Adolfo, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1999 e tem em seu currículo apresentações em inúmeras casas noturnas cariocas.

Os goianos Gilberto Correa, Dú Oliveira e Valter Mustafé são também novidades no festival. Inscritos com as músicas ‘Questão’ e ‘Fulano dos Anzóis Carapuça’, eles trazem na bagagem inúmeros CDs gravados e participações em festivais de música.

Do Pará, registra-se a primeira participação de Fabrício dos Anjos, com a música ‘Anunciação’. O compositor já participou de festivais na região Norte do País e em Avaré (SP), Cascavel (PR) e Boa Esperança (MG). Das Minas Gerais, Walter Dias vem com sua música ‘Meu Jardim Brasileiro’. Dias participa de festivais pelo Brasil, com presença já registrada em Cascavel (PR), Igarapava (SP), Itumbiara (GO) e Rio Casca (MG).

‘Arcanjo’ é a música concorrente assinada pelo carioca Marcílio Figueiró Alves, em parceria com Simone Guimarães. Marcílio é arranjador, pianista, violonista e compositor, tendo atuado em shows ao lado de Toninho Horta.

Ainda do Rio de Janeiro, a música ‘Canção Eterna’ é assinada pelos compositores Carlos Costa e Alexandre Doblas. Carlos Costa é cantor, compositor, letrista e poeta, tendo uma de suas músicas já gravada por Emílio Santiago, em 1998. Outra representante carioca é a música ‘Navegante’, de Alexandre Lemos e Fernando Leporace. Lemos é parceiro de muitos compositores cariocas, entre eles, Fred Martins (autor de ‘Novamente’”, gravada por Ney Matogrosso). Já Leporace, é parceiro de Abel Silva, Joyce e Nelson Wellington. Teve obras gravadas por Edu Lobo, Nana Caymmi e Alaíde Costa.

Uma das curiosidades do evento foi a inscrição da música ‘Harmonia’”, cujo um dos autores é Miltinho Lima, integrante do grupo musical MPB-4, um dos principais do País. Miltinho tem parcerias musicais, como compositor, com nomes consagrados da música nacional, entre eles Chico Buarque, Ivan Lins, Fernando Brant, Aldir Blanc e Alceu Valença.

O Festival

A décima-primeira edição do ‘Festival de MPB de Tatuí’ irá oferecer vinte e sete mil reais aos primeiros colocados. Serão premiados as cinco melhores composições, além do melhor intérprete e a música de aclamação popular. A composição vencedora levará um prêmio de 10 mil reais. Além da premiação, será oferecido um prêmio de 500 reais para cada uma das vinte músicas classificadas na fase de triagem a título de ajuda de custo. Ao todo foram inscritas 861 músicas, de 18 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

As primeiras dez músicas selecionadas pelo júri foram apresentadas na noite desta quinta-feira. Outras dez serão apresentadas logo mais. Entre estas vinte músicas, o júri do festival escolherá dez para a finalíssima do dia 1º de junho. O resultado das músicas classificadas à final será divulgado após a segunda eliminatória do evento.

Circuito Paulista de Festivais

Os três primeiros colocados do 11º Festival de MPB de Tatuí estarão automaticamente classificados para o 2º Circuito Paulista de Festivais, que será realizado no segundo semestre deste ano, reunindo os três primeiros colocados dos festivais de Tatuí, Avaré, Ilha Solteira e São José do Rio Pardo, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.