Música: Museu da Imagem e do Som inaugura a série ‘Estudos’

Estudos consiste numa série de aulas apresentadas por artistas da MPB da atualidade

seg, 19/04/2004 - 18h43 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, dia 27, às 20 horas, o Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158 – entrada franca) inaugura ‘Estudos’, sua nova programação permanente, na área musical, com uma homenagem aos 90 anos do cantor e compositor Dorival Caymmi feita pelo também cantor e compositor Luiz Tatit (ex-integrantes do grupo Rumo).

Estudos consiste numa série de ‘aulas’ (um misto de palestras e workshops) apresentadas por artistas da MPB da atualidade, com o objetivo de promover a difusão do acervo de discos do museu, sobretudo a coleção Miécio Caffé, rica em música brasileira das décadas de 1930 a 1950.

Cada edição da série, criada e coordenada pelo compositor e jornalista Carlos Rennó, focalizará um autor ou cantor daquele período. Nela o artista convidado demonstrará por que a obra do focalizado permanece viva ou atual nos dias de hoje.

Tudo começará sempre com uma pesquisa que o MIS fará em seu próprio acervo, levantando uma série de gravações do repertório do focalizado que serão então enviadas ao ‘palestrante’. Este, durante seu ‘estudo’, mostrará trechos das gravações e cantará e tocará passagens de músicas que ele queira destacar. Após sua ‘apresentação’, o público poderá participar com perguntas que serão selecionadas na hora.

Segundo Carlos Rennó, “A visão de um músico sobre a obra de outros criadores tende sempre a revelar aspectos particularmente interessantes e significativos dela. No caso dos participantes dos ‘Estudos’, eles certamente chamarão a atenção para o que, nos trabalhos em questão, existe que possa servir de referência para as gerações de hoje”.

Para esta primeira edição, a obra de Dorival Caymmi será ‘estudada’ por Luiz Tatit. Será uma homenagem ao grande artista baiano na semana de seu nonagésimo aniversário (3 dias antes).

Próximas edições de Estudos:

– 25 de maio – Max de Castro (num ‘Estudo’ sobre Ataulfo Alves)
— 26 de junho – Tom Zé (sobre João Gilberto)
– 27 de julho – Moreno Veloso (Assis Valente)
– 10 de agosto – Zélia Duncan (Aracy de Almeida)
– 14 de setembro – Carlos Rennó (Lupicínio Rodrigues)
– 19 de outubro – Jorge Mautner (Adoniran Barbosa)
– 30 de novembro – Ná Ozzetti (Carmen Miranda)
– 15 de dezembro: Ruriá Duprat (Radamés Gnatalli)