Música: Museu da Casa Brasileira abre domingo a Temporada de Primavera

Camerata de Violões do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim abre evento neste domingo, dia 21

sex, 19/09/2003 - 11h36 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira (MCB) abre sua Temporada de Primavera no dia 21 de setembro, às 11h, com a Camerata de Violões do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim sob a regência do maestro Cláudio Weizmann. O concerto será realizado no terraço do museu, que dá acesso para um jardim de 6.000 m2. ‘Decidi abrir com ‘4 Estações’ porque o concerto acontece na primavera e escolhi mesclar grandes temas da música erudita mundial com os da MPB’, diz ele. ‘Além disso, o local é aberto e o ambiente descontraído, onde a platéia pode acompanhar o repertório e ouvir comentários das obras’.

No programa, a Camerata executa ‘A Primavera das 4 Estações’, de Vivaldi; ‘Marcha Turca’, de Mozart; trechos da ópera ‘Carmen’ – ‘Habanera’ e ‘Canção do Toreador’, de Bizet; ‘Carneirinho Carneirão’ e ‘Bachiana Brasileira nº 5’, de Villa- Lobos; ‘Bachianinha’, de Paulinho Nogueira; ‘Foi Bôto Sinhá’ e ‘Uirapuru’, de Waldemar Henrique; ‘Corcovado’, de Tom Jobim; ‘El Vito’, folclore espanhol; ‘Tico-Tico no Fubá’, de Zequinha de Abreu; ‘Carinhoso’, de Pixinguinha; e ‘Sem Fronteiras’, pot-pourri pela Paz Mundial.

A Camerata é integrada por 20 jovens músicos entre 12 e 20 anos, todos alunos do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. É composta por quatro naipes de violões, violoncelo e flautas.

Para Adélia Borges, nova diretora do MCB, este projeto vem ao encontro do objetivo de atrair um número cada vez maior de freqüentadores para o museu e de oferecer ao público uma programação cultural de qualidade.

A Temporada de Primavera do Museu da Casa Brasileira vai apresentar concertos gratuitos todos os domingos, sempre às 11 da manhã, nos meses de setembro, outubro e novembro. O projeto tem o patrocínio de Furnas, e é uma realização do Museu da Casa Brasileira em conjunto com a Carpex Empreendimentos.

Esta parceria aproximou o Programa Musical do MCB, iniciado em 1992, do Projeto Música no Museu, inaugurado pela Carpex Empreendimentos em dezembro de 1997 no Rio de Janeiro. Desde então, a Carpex e Furnas realizam concertos gratuitos em museus de várias capitais, como Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis.

O Projeto Música no Museu é a versão brasileira do que acontece em museus como o Metropolitan, MoMa, Guggenhein (Nova Iorque), o Louvre (Paris) e Gulbenkian (Lisboa).

Programação da Temporada de Primavera

  • Setembro
    21 – Camerata de Violões do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, regência do maestro Cláudio Weizmann
    28 – Quinteto Carlinhos Antunes

  • Outubro
    5 – Grupo Instrumental de Práticas e Arranjos (Gipa) e Grupo Instrumental Orff, regentes Valéria Ruiz e Oswaldo Mori
    12 – Grupo Terra Brasil MPB instrumental com informação do jazz americano
    19 – Camerata de Violões e Coral do Polo Júlio Prestes do Projeto Guri, regentes Marcelo Brazil e Heloísa Helena da Silva Pompeo
    26 – Badi Assad, voz e violão interpretando MPB

  • Novembro
    9 – Jovens Cantores do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, regência do maestro Francisco Campos
    16 – Camerata de Flauta do Polo Mazzaropi Projeto Guri
    23 – Choro Contemporâneo
    30 – Quarteto de Cordas

    Serviço
    Temporada de Primavera: Camerata de Violões do CEM Tom Jobim
    Duração do concerto: 1h15
    Capacidade: 230 lugares
    Horário: 11h
    Domingo, 21 de setembro: Entrada franca
    Local : Museu da Casa Brasileira – Avenida Faria Lima, 2705 tel. 3032-2564
    Visitação: de terça a domingo, das 13h às 18h.
    Acesso a portadores de deficiência física.
    Home page: www.mcb.sp.gov.br

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

    (AM)