Música: MIS apresenta estudo sobre Carmen Miranda

Ela será homenageada pela cantora Ná Ozetti

qua, 17/11/2004 - 19h24 | Do Portal do Governo

No próximo dia 30 de novembro, o Museu da Imagem e do Som apresenta a oitava edição de Estudos, programação musical do MIS criada e coordenada pelo compositor e jornalista
Carlos Rennó. Na ocasião, Carmen Miranda (1909 – 1955) tem sua obra homenageada pela cantora Ná Ozzetti.

Carmen Miranda foi a principal voz feminina da música popular brasileira nos anos 30. Grande intérprete de marchas e de sambas, ela foi também a primeira grande divulgadora de nossa música no mundo. Ao começar carreira nos Estados Unidos, tornou-se uma das maiores estrelas do cinema e do panorama artístico internacional da época. Sua figura e a importância de seu legado foram objeto dos tropicalistas (de Caetano Veloso, sobretudo) nos anos 60 e 70.

Estudos consiste numa série de ‘aulas’ – misturando palestra, show e workshop – apresentadas por artistas da MPB da atualidade, com o objetivo de promover a difusão do acervo de discos do museu, sobretudo a coleção Miécio Caffé, rica em música brasileira das décadas de 30 a 50.

Segundo Carlos Rennó, essa que foi ‘a chamada época de ouro da história de nossa música consistiu num período fundante e de fundamental importância para a formação
da base do que viria a se chamar mais tarde de MPB’.

Cada edição da série focaliza um cantor, compositor ou maestro daquele período. Nela o artista convidado demonstra por que a obra do focalizado permanece viva ou atual nos dias de hoje.

Cada ‘estudo’ resulta de uma pesquisa que o MIS faz em seu próprio acervo, levantando uma série de gravações do repertório do focalizado que são então enviadas ao ‘palestrante’. Este, durante seu ‘estudo’, discorre sobre a obra do focalizado, mostra trechos das gravações e pode cantar e tocar passagens de músicas que ele queira destacar. Após sua ‘apresentação’, o público participa com perguntas que são selecionadas na hora.

Carlos Rennó é letrista e jornalista, organizador do livro ‘Gilberto Gil – Todas as Letras’ e produtor do CD ‘Cole Porter e George Gershwin – Canções, Versões’. Tem músicas com Gil, Lenine, Chico César, Tom Zé, Arrigo Barnabé, Pedro Luís, Lokua Kanza. Assina uma série de sites sobre cantores e compositores do passado, intitulada ‘Os Inventores da Música Brasileira’, no UOL. Recentemente, ministrou no MIS um curso sobre canções de Chico Buarque.

Ná Ozzetti é uma das mais notáveis vozes femininas de São Paulo e da música brasileira surgidas nos anos 80. Cultuada por um público seleto e até por outras cantoras (como Zélia Duncan e Cássia Eller) de importância no panorama da moderna MPB, ela goza hoje de uma posição de grande prestígio entre nossas intérpretes. Seu início de carreira esteve associado ao do grupo de vanguarda Rumo, que integrou. Hoje, ela é a principal intérprete de dois grandes compositores paulistas, Zé Miguel Wisnik e Luiz Tatit.

Data: terça-feira, dia 30 de novembro
Horário: 21 horas
Local: MIS – Av. Europa 158 – São Paulo
Tel (11) 3062.9197
Entrada franca, com retirada de senhas com uma hora de antecedência.
Horário de Funcionamento do Museu:
de Terça a Sexta – das 14h às 22 horas
Sábados e domingos – das 11h às 20 horas

Assesoria de imprensa do MIS
C.A.