Música: Memorial da América Latina tem concerto da Jazz Sinfônica

Espetáculo revive sucessos da década de 50, misturando jazz com música erudita

qui, 17/04/2003 - 10h41 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura


Orquestra Jazz Sinfônica, da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta neste sábado, dia 19, às 21 horas, o concerto “A Música de Stan Kenton Orchestra”. O programa inclui obras das partituras originais do lendário LP Cuban Fire, lançado na década de 50, nos EUA, pela Big Band de Stan Kenton. Ele foi um dos band-leaders mais famosos do jazz norte-americano na década de 1950, e ainda hoje sua orquestra é tem muitos admiradores entre os amantes do jazz moderno.

A música de Kenton é singular, porque se baseia numa tentativa de fusão entre o jazz e a música erudita européia. Durante toda a sua carreira, ele se manteve fiel às suas convicções estéticas pessoais e exerceu influência sobre muitos músicos.

Kenton também soube escolher e se beneficiou da presença de grandes solistas em sua orquestra. Entre eles, Lee Konitz, Bud Shank e Charlie Mariano no sax; Maynard Ferguson, Conte Candoli e Shorty Rogers no trompete; Frank Rosolino no trombone; Shelly Manne na bateria e Eddie Safranski no contrabaixo.

SERVIÇO
Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Telefone (011) 3823-4600 – Entrada franca

(AM)