Música: Maestro Enrique Barrios rege pela primeira vez a Osesp

Concertos serão realizados nesta quinta, dia 1º, e no sábado, dia 3, na Sala São Paulo

qui, 01/04/2004 - 14h05 | Do Portal do Governo

O maestro Enrique Barrios rege pela primeira vez a Osesp, nos concertos de quinta, dia 1º, às 21h, e sábado, dia 3, às 21h30, na Sala São Paulo. No repertório, obras de três grandes compositores: Huapango, de José Pablo Moncayo; Concerto em Ré maior, Op.13, de Benjamin Britten; e Danças Sinfônicas, Op.45, de Sergei Rachmaninov.

Destaque para a participação do pianista Ricardo Castro, um dos músicos eruditos brasileiros mais celebrados da atualidade. O maestro Barrios é regularmente convidado a reger orquestras na Europa, Rússia, Estados Unidos, Canadá e México, assim como orquestras de grande importância como as sinfônicas de Berlim, San Diego e Geselschaft de Zurique, entre outras.

Atualmente, é diretor artístico e regente da Sinfônica de Aguascalientes e da Ópera da mesma localidade. A peça orquestral Huapango é a composição mais famosa de Moncayo e a obra sinfônica mexicana mais conhecida internacionalmente. Foi escrita a partir de uma viagem ao estado de Veracruz, para pesquisar a música folclórica. O Concerto para piano de Ré maior, do inglês Britten, foi composto em 1938, quando ele tinha 25 anos de idade. As obras dessa ‘fase instrumental’, anteriores à partida para os EUA, revelam um jovem compositor experimentando com prazer seu ofício.

Danças Sinfônicas foram as últimas obras escritas por Rachmáninov, sendo dedicadas ao regente Eugene Ormandy e à Orquestra de Filadélfia, que Ormandy dirigiu de 1938 a 1980.

Serviço:
Data: dias 1º, às 21h (série Carnaúba); 3, às 16h30 (série Imbuia)
Ingressos: de R$ 22,00 a R$ 70,00 (estudantes e idosos pagam ½ entrada)

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(AM)