Música: Laboratório da ECA lança coleção de música erudita

Coleção traz músicas de compositores eruditos brasileiros

qui, 25/03/2004 - 21h33 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP produziu cinco CDs com 28 músicas de 15 compositores eruditos brasileiros contemporâneos, a maioria delas inéditas. A coleção Música de Câmara Brasileira, lançada nesta semana, é a primeira realização do selo LAMI, criado pelo Laboratório. As gravações foram realizadas no Departamento de Música da ECA.

O professor da ECA Marcos Branda Lacerda, que coordenou a produção dos CDs, relata que todo o processo de gravação levou um ano. ‘A coleção reúne várias tendências da música erudita no Brasil no último século’, explica. ‘A maioria das composições nunca foi gravada e muitos músicos nunca entraram em estúdio.’

As gravações foram feitas no estúdio do LAMI, em equipamentos doados pela Fapesp, com a colaboração do professor Fernando Iazzetta e do técnico de som Pedro Paulo Kohler. ‘Os ensaios e o tempo de gravação foram mais estendidos para garantir uma excelente qualidade do áudio.’ O projeto custou R$ 146 mil e os recursos para o lançamento foram obtidos através do Prêmio Petrobras de Música e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

Professores
O primeiro CD da coleção, Trio Brasileiro, reúne obras para piano, violino e violoncelo interpretadas pelo grupo, formado por Erich Lehninger, Watson Clis e Gilberto Tinetti, pianista e professor aposentado da ECA. Duos e Trios Contemporâneos inclui músicas compostas e executadas pelos professores Marcos Lacerda, Fernando Iazzetta e Eduardo Seincman, além das interpretações de Luis Eugênio Montanha (clarinete baixo), Carlos Tarch (percussão) e da ex-aluna Lídia Bazarian (piano).

As composições de dois professores da ECA estão reunidas nos CDs Gilberto Mendes e Mário Ficarelli, interpretadas pelo Quarteto de Cordas de São Paulo, que conta com dois ex-alunos, Marcelo Jaffé e Robert Suetholz. Mário Ficarelli tem a participação de André Ficarelli, professor de oboé, e Gilberto Mendes apresenta solos de piano de Terão Chebl, que estudou na Escola. O último disco da coleção, Mariza Rezende, tem a participação de Luis Eugênio Montanha, Carlos Tarch e Lídia Bazarian.

Marcos Lacerda relata que as capas da coleção foram criadas por três artistas plásticos e professores da ECA, Marco Gianotti, Evandro Jardim e Marco Buti. Os CDs serão vendidos pela Editora da USP (Edusp), ao preço de R$ 20 cada unidade.

Júlio Bernardes – Agência USP
C.A.