Música: Jazz Sinfônica se apresenta na série Som das Grandes Orquestras

Apresentação será nesta quarta-feira, dia 15, no Teatro Sérgio Cardoso, às 21 horas

qua, 15/09/2004 - 12h47 | Do Portal do Governo

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta um programa especial em tributo ao compositor, arranjador, band líder e trompetista Thad Jones. O concerto, dentro da Série Som das Grandes Orquestras, será nesta quarta-feira, dia 15, no Teatro Sérgio Cardoso, às 21 horas. O repertório traz grandes temas desse ícone do Jazz que serão executados a partir dos arranjos originais. Conta com uma composição inédita, encomendada especialmente para o concerto, do jazzista brasileiro Alexandre Mihanovich, intitulada THADDEUS, feliz junção do nome do grande jazzista e Deus. O solo de trompete escrito por Mihanovich foi especialmente composto para o talentoso Daniel Alcântara.

Com regência do Maestro João Maurício Galindo, a Orquestra inteira executará 5 das 12 composições do programa, a grande estrela da noite será a Big Band da Jazz Sinfônica. A abertura se dará com US, com adaptação de Nelson Ayres na sessão das cordas. ( Ayres teve o privilégio de presenciar no Village Vanguard a primeira leitura de Fingers, pela legendária Orquestra de Thad Jones e Mel Lewis ). A Jazz Sinfônica executará 5 faixas do albúm Dedication.

Maurício de Souza, chefe de naipe dos saxofones da Jazz Sinfônica e jazzista de carteirinha, fez o arranjo de Dedication. O Maestro Branco e Laércio de Freitas realizaram os arranjos dos temas Kids are Pretty People e Mean What you say, respectivamente. Conhecedores profundos da obra de Thad Jones, imprimiram cuidadosamente suas linguagens orquestrais sem se distanciar da idéia musical original. Os outros temas do programa foram arranjados por Thad Jones, como Tip Toe e A Child is Born consideradas standards.

Thad Jones

Thad Jones morreu em 1986, aos 63 anos, deixando inúmeros arranjos e composições. Tornou-se conhecido ao integrar por quase 13 anos a Orquestra de Count Basie nas décadas de 1950 e 1960, onde já colocava os seus arranjos. Mas foi com a criação de sua Orquestra juntamente com o baterista Mel Lewis, a convite de Max Gordon, em 1966, que pôde dar vazão a sua criatividade. A swingada Big Band faz até hoje estrondoso sucesso tocando semanalmente no Village Vanguard (New York City), hoje conhecida como Vanguard Jazz Orchestra. Thad a deixou em 1979, quando foi convidado a trabalhar na Orquestra da Rádio da Dinamarca, onde passou o resto de sua vida.

Autodidata, Jones fez seu primeiro arranjo aos 13 anos de idade, e já tocava trompete na Banda de seu tio, em Pontiac – Michigan, sua cidade natal. Profissionalmente começou a tocar aos 16 anos ao lado de Hank Jones e Sonny Stitt. Trabalhou em Big Bands do meio oeste americano, depois em Detroit, no início da década de 50, tocando regularmente com o quinteto de Billy Michell; época em que fez algumas gravações com Charles Mingus.

SERIE SOM DAS GRANDES ORQUESTRAS

A série conceitual surgiu a partir do concerto em comemoração ao centenário de nascimento de Duke Ellington, em 1999, idealizada pelo Diretor Artístico Marcelo Jaffé. Na ocasião uma pessoa da platéia perguntou porque a orquestra não fazia um concerto em homenagem a Stan Kenton. O apelo era excelente, o público pedia, então veio o lançamento oficial da série num concerto com temas de vários jazzistas, Count Basie, Gil Evans, entre outros. Depois foi a vez de Stan Kenton, em cima do álbum Cuban Fire. A preocupação de levar para o público a colaboração da música brasileira no som das grandes orquestras fez Jaffé pensar num concerto com a obra do maestro Moacir Santos. Com fôlego a série traz em setembro a obra de Thad Jones.

SERVIÇO:
Show: Jazz Sinfônica – tributo a Thad Jones.
Série: Som das Grandes Orquestras
Data: 15.09.04 – 4º feira
Horário: 21:00 horas
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153 Bela Vista
Tel: 11 – 288 0136
Capacidade: 862 lugares.
Ingresso: R$10,00 (público em geral); R$5,00 (estudantes e pessoas acima de
65 anos).
Bilheteria: aberta de 3º feira à domingo das 15hs às 19hs.
Duração: 80 minutos, aprox.