Música: Jazz Sinfônica e Toquinho homenageiam Vinícius de Moraes

Evento será realizado hoje, às 21 horas

qua, 22/10/2003 - 19h36 | Do Portal do Governo

A Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo faz uma grande homenagem a um dos maiores poetas da música brasileira, Vinícius de Moraes. Toquinho, um dos grandes parceiros do ‘poetinha’, é o convidado do espetáculo que será realizado hoje, às 21 horas, no Teatro Sérgio Cardoso.

O programa é composto por obras de Vinícius de Moraes e de seus principais parceiros: Tom Jobim; Carlos Lyra; Chico Buarque e Baden Powell, além do próprio Toquinho. A direção artística é de Marcelo Jaffé. A regência está a cargo dos Maestros Cyro Pereira e João Maurício Galindo. As canções receberam tratamentos sinfônicos inéditos por arranjadores especialmente escolhidos para reinventarem obras consagradas.

A Jazz Sinfônica abre o concerto com Serenata do Adeus, o arranjo é de autoria do Maestro Cyro Pereira. Segue com o Samba em Prelúdio, na linguagem renovada de Rodrigo Morte, discípulo de Pereira. A sensibilidade de Nelson Ayres está no arranjo da Valsa de Eurídice. Depois Berimbau, por André Mehmari, talentoso instrumentista e arranjador excepcional. Garota de Ipanema, com arranjo do jazzista Alexandre Mihanovich, fecha a primeira parte do concertp. Na segunda parte, Toquinho sobe ao palco e executa algumas canções de sua parceria com Vinícius. Entre elas Morena Flor, com arranjo de Maurício de Souza, spalla do nipe de sax; e Carta ao Tom, com arranjo de Edson Alves, entre outras.

Data: Quarta-feira, dia 22 de outubro de 2003
Horário: 21 horas
Local: Teatro Sérgio Carsoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – SP

Da Secretaria da Cultura

M.J.