Música: Jazz Band da Polícia Militar se apresenta no terminal da EMTU em Cotia

Será nesta sexta-feira, dia 24, às 17 horas

sex, 24/10/2003 - 12h19 | Do Portal do Governo

Da Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo


A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio de seu corpo musical, está desenvolvendo o programa ‘Polícia, Arte e Você’ em terminais rodoviários, estações de trem e metrô da Capital, além de outros locais de grande afluxo de pessoas. Iniciado neste mês e prosseguindo até dezembro, o programa tem o objetivo de aumentar a integração da PM com a comunidade.

Nesta sexta-feira, dia 24, o Jazz Band da Polícia Militar leva esse projeto musical até o terminal da EMTU em Cotia, na Grande São Paulo. A apresentação será às 17 horas, na rua Katar Name, 151. O evento contará, ainda, com a presença de 50 idosos associados ao Instituto da Melhor Idade – Estação Vida.

Esta é a última apresentação da banda dentro do Programa Arte nos Terminais, criado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU – e pela Metra que opera o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara. Com arranjos especiais de músicos famosos de jazz, MPB e bossa nova, os músicos têm contagiado os usuários do transporte ferroviário urbano da Grande São Paulo.

Nas apresentações nos Terminais Jabaquara e São Mateus, nos dias 15/10 e 22/10 respectivamente, dezenas de associados do Instituto da Melhor Idade – Estação Vida dançaram ao som das músicas de Glenn Miller, Tom Jobim e outros.

Os integrantes do Jazz Band tocam uniformizados, o que não compromete a desenvoltura nas apresentações. A sensibilidade musical e a intimidade com os instrumentos contagiam a todos.

Banda tradicional

Fundado em 1914, o Jazz Band da Polícia Militar do Estado de São Paulo teve sua origem quando músicos da Banda Sinfônica lançou a proposta de formação de um grupo que trabalhasse com um repertório específico de Jazz. O grupo toca com a atual formação desde 1991. A Banda Sinfônica que é mantida pelo Corpo Musical, formado em 1857, e composta pelo Jazz Band, Quinteto de Metais, Quinteto de Sopros, Camerata, Coral Masculino e Seções de Bandas.

O programa Arte nos Terminais foi lançado em agosto de 1997 e tem a finalidade de levar manifestações artísticas aos usuários do Corredor Metropolitano, que transporta 200 mil passageiros/dia e atende aos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá. A periodicidade dos eventos é mensal e ocorrem nos Terminais Metropolitanos e no interior dos ônibus intermunicipais.

(LRK)