Música: CPTM promove ‘Semana do Rock’ na Estação Brás

Grupos se apresentam de hoje, dia 12, até sexta-feira, dia 16

seg, 12/07/2004 - 9h06 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai comemorar o “Dia Internacional do Rock”, celebrado nesta terça-feira, dia 13, com uma semana inteira de apresentações de bandas alternativas no “Espaço Cultural” na Estação Brás.

Os grupos farão seus shows de segunda a sexta-feira (12 a 16 de julho), com entrada gratuita para os usuários da CPTM e da integração com o Metrô. Quem quiser apenas acompanhar a programação poderá entrar no local com a compra da passagem normal, ao preço de R$1,90.

A companhia também quer incentivar as doações para a Campanha do Agasalho, do Fundo Social de Solidariedade. As caixas de coleta estarão à disposição na área do “Espaço Cultural”, para os que desejarem contribuir.

Programação

  • Segunda-feira (12/07):

    18 horas: Efeito Garage, de Guarulhos, com Alexandre Halliday (vocal, teclados), Humberto Belozupko (guitarra), Giva (baixo), Marcelo Conversai (bageria) e A.D. (guitarra base e backing vocals). As influências são bandas clássicas dos anos 80/90 e 2000, principalmente do rock nacional, como Legião Urbana, Ira! Titãs e O Rappa, além das internacionais como Pixies, U2 e outras como Strokes e The Hives. O som é uma mistura de todos eles, com ritmos próprios e atuais. Já ganharam alguns festivais e procuram gravadora, empresário e produtora para distribuir o segundo CD, em fase de produção.

    19 horas: O Pacto, banda de Itaim Paulista, na Zona Leste, formada por Natanael (vocal), Eduardo (baixo), Sulivan (bateria) e Leandro (guitarra). Com as oficinas ministradas nas Casas de Cultura, em 95, por Clemente, vocalista dos Inocentes, foi gravado o primeiro CD-Demo (“Rolo Compressor”), produzido por ele. Já estiveram no Canal 21 e na MTV. Sua música mistura metal, punk, hardcore e hap sem se prender a nenhum ritmo específico.

  • Terça-feira (13/07):

    18 horas: De Core, também da Zona Leste, tem como participantes Ricardo Q. Pam (voz e guitarra), Tobéx (baixo) e Caiçara (bateria). Faz punk rock e reggae roots. Tem dois CD’s demo, participou de coletâneas e o primeiro CD deve ser lançado no próximo mês de agosto (“Sangue Novo Positivo”). Agora em 2004 está em sua primeira turnê, chamada “Morreu Já Era Tour”, com shows em várias casas noturnas de São Paulo e interior, e previsão para Rio de Janeiro e Paraná.

    18h40: Vertical, de São Miguel Paulista, na zona leste, vem com Digão (guitarra e vocal), Marcio (guitarra e vocal), Carlinhos (bateria) e Alex (baixo). Grupo novo, de julho de 2003, tem influências do punk, funk, hardcore e rap. Já gravou o demo “Verticaos” e, no momento prepara novas músicas para um CD. Procura unir lazer e utilidade pública, realizando uma série de projetos de apoio à população carente e participando de movimentos filantrópicos, apoiados por organizações não-governamentais (ONG’S) ou pela própria comunidade.

    19 horas: Los Toskos tirou o nome do adjetivo tosco, que quer dizer, entre outros significados, “tal como a natureza produziu”. Zinho (vocal e guitarra), Gaboo (guitarra e voz), Luiz (baixo) e Chapeleta (bateria) fazem uma música natural, retornando ao rock n’roll simples, de três ou quatro acordes, sem virtuosismo mas muito bem burilado. A influência é do punk rock e a “levada” dançante do ska. O primeiro CD é de 2002 (“O mundo não gira ao seu redor”), que teve boa aceitação em rádios especializadas. No momento, prepara novo trabalho.

  • Quarta-feira (14/07):

    18 horas: Coffee Rock, grupo que começou chamado de “Vagabundos”, porque não tocava a sério, apenas para amigos da Zona Leste e do centro da cidade. Participam Bruno (guitarra e voz), Diego (guitarra), João (baixo) e Daniel (bateria). O início foi com estilo hardcore e punk rock mas, com o passar do tempo e maior conhecimento da técnica, evoluiu para blues e rock antigo. Fazem parte do repertório músicas dos anos 60, 70 e 80.

    19h: Altos & Baixos, começou em fevereiro de 2001 na Zona Leste, com Alex Lucatelli (voz e baixo), Fabio Dias (guitarra e voz) e Marcus Monteiro (bateria e voz). Beatles, Creedence, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana são as maiores inspirações. Composições próprias e covers nacionais e internacionais fazem parte da apresentação. Com estilo pop/rock, preocupa-se em trazer mensagens positivas sobre o cotidiano da humanidade. Já se apresentou em festivais e shows e a música “Um sonho”, do CD demo, tocou três domingos na rádio Ômega FM como escolha da audiência.

  • Quinta-feira (15/07):

    18 horas: Navarrus, de Guaianazes, Zona Leste. Funk, rap e rock se misturam para formar o som da banda que utiliza em suas composições temas do cotidiano, como miséria, sonhos e decepções. O primeiro CD demo foi produzido por Clemente, dos Inocentes.

    19h: Dragster, com Mazinho Jardim (vocais e gaita), Carlos Santee (guitarra e vocais), Marcelo Grego (baixo) e Sandro Moreira (bateria), procura resgatar em suas músicas o rock dos anos 70, com uma sonoridade atualizada. Também mostra blues e baladas com temas sobre o estresse das cidades grandes, incertezas do dia a dia, mulheres bonitas e fatais, entre outros. O primeiro demo é de 2002, com 10 músicas próprias. Já se apresentou em várias feiras culturais, como Vila Madalena, Pompéia, Pirituba e Vila Mariana, bares e casas de shows.

  • Sexta-feira (16/07):

    18 horas: Mecatron apresenta Alysson (letras e vocais), Tiago (guitarras e bandolim), Thales (guitarras e violões), Magrão (bateria) e Theo (contrabaixo). Além de músicas próprias, tocam Charlie Brown Jr., CPM 22, Detonautas, Blur, U2, White Stripes e muitos outros. Antigo grupo “Máquina Zero”, acostumado a comparecer em bares e festivais, teve que mudar de nome em 2003 por causa de uma pendência com outra banda com a mesma denominação.

    19h: Nau Capitânia, que optou pelo “rock tupiniquim”. Depois de uma temporada de shows (2002/2003) em circuitos alternativos na capital e no interior, chega agora ao primeiro CD, com Sérgio Banna (guitarra e voz), Tiago Gimenes (bateria), Edu Takaasi (baixo) e Douglas Froemming (guitarra solo). As composições próprias vão de baladas a rock mais pesado.

    Da Assessoria de Imprensa da CPTM

    C.C.