Música: Cordelistas de todo o país participam do concurso da CPTM

nd

qui, 17/01/2002 - 18h56 | Do Portal do Governo

Mais de 100 textos poéticos escritos na forma de sextilhas e septilhas e assinados por profissionais e amadores de várias partes do País estão inscritos no 1º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de São Paulo. O tema obrigatório é o transporte de passageiros sobre trilhos.

Participam do concurso cordelistas dos Estados do Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. O maior número de concorrentes veio das cidades de Ribeirão Pires, Sorocaba, Cordeirópolis, Piracicaba, Osasco, Santo André, Diadema, Guarujá, Guarulhos e Jandira, veio o maior número de concorrentes.

No dia 25 de janeiro, aniversário da Cidade de São Paulo, a Estação Barra Funda servirá de palco para o anúncio dos dez melhores trabalhos, que serão publicados e distribuídos gratuitamente na rede estadual de ensino.

A comissão julgadora é integrada por Klévisson Viana, Valdeck de Garanhuns, Téo Azevedo e Sebastião Marinho, presidente da União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas do Nordeste.

O grupo teatral de cordel Arte e Educação apresentará, na ocasião, o espetáculo ‘De Repente, Cordel’, peça com quatro personagens e um narrado escrita e dirigida por César Obeid.

Também o coral da CPTM, dirigido pela maestrina Rosângela Bérgamo, mostrará repertório com músicas sobre São Paulo, com destaque para ‘Trem das Onze’, de Adoniran Barbosa, ‘Um Trem, uma Saudade’, de Hervê Cordovil e Carlos Alberto Ortiz, e ‘São Paulo de
Todos Nós’, de Téo Azevedo e Peter Alouche.