Música: Coral venezuelano faz apresentação única no Memorial

Público poderá conferir o trabalho do grupo 'Madrigalistas de Aragua' nesta quarta, dia 2

ter, 01/10/2002 - 14h40 | Do Portal do Governo

O Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela em São Paulo traz um dos mais expressivos conjuntos de canto madrigal da América Latina. Formado por dezoito vozes, o grupo Madrigalistas de Aragua apresentará nesta quarta-feira, dia 2 de outubro, no Memorial um repertório que mescla peças de compositores latino-americanos (principalmente venezuelanos) e de grandes nomes da música erudita internacional, como Bach, Ravel, Prokofief.

Formado na cidade de Maracay, estado de Aragua, em 1969, desde então o grupo se apresenta regularmente por todo o território venezuelano, seja em espetáculos, seja em concertos didáticos e oficinas voltados para crianças e jovens, procurando motivar as novas gerações a apreciar a música coral e a formar grupos corais.

Suas apresentações buscam difundir a música coral, especialmente o canto madrigal, junto a todos os estratos sociais. Esse trabalho constante de pesquisa e difusão da música coral venezuelana e universal rendeu-lhes o título de Patrimônio Cultural do Estado Aragua, conferido pela Assembléia Legislativa daquele estado em 1990.

Além dos shows e concertos por toda a Venezuela, os Madrigalistas de Aragua já fizeram diversas turnês internacionais, apresentando-se tanto na América do Sul e no Caribe (Colômbia, Guiana, Suriname, Curaçao) como na Europa (França, Romênia, Áustria).

Atualmente, sob direção de Sergio García Castillo, o conjunto vem ao Brasil pela segunda vez, mas apresenta-se em São Paulo pela primeira vez.

Data: Quarta-feira, dia 2 de outubro de 2002
Horário: às 20 horas
Local: Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina
Entrada franca.