Musica: Corais de alunos marcam o clima natalino nas escolas

nd

sex, 29/11/2002 - 20h02 | Do Portal do Governo

Apresentações de corais de estudantes e mutirões para enfeitar as escolas são os dois eventos que marcam a programação de Natal na rede estadual de ensino de São Paulo durante o mês de Dezembro.

O projeto, que começa na próxima segunda-feira, dia 2, tem como objetivo criar uma ‘Escola de Família’ a partir da integração de toda a comunidade durante o período natalino. Assim, todos os dias, sempre às 12 horas, um coral irá se apresentar nas 89 Diretorias de Ensino e também na sede da Secretaria Estadual de Educação. No dia 20 de Dezembro, a partir das 12 horas e a cada meia-hora, 15 corais irão se revezar na Praça da República, anunciando o fim do ano letivo.

O ‘Coral de Família’ parte do pressuposto de que a música é uma linguagem universal e ferramenta importante para promover a integração e a união de toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento cultural, emocional e intelectual dos jovens. A proposta é que as 6.100 escolas do Estado de São Paulo passem a criar grupos de corais formados por alunos, pais e professores.

O projeto ‘Escola de Luz’ pretende levar para a unidade escolar o mesmo clima natalino que as famílias sentem em suas residências, para isso, as escolas passarão a enfeitar o ambiente com motivos natalinos confeccionados pelos alunos e pais, orientados pela equipe escolar, utilizando por exemplo, materiais recicláveis e até mesmo sucata.

‘O importante é a criatividade e, ao mesmo tempo, a escola pública deve promover condições favoráveis para um ambiente acolhedor, estreitando laços de cooperação e respeito entre seus integrantes e a comunidade, bem como polo irradiador de vivência solidária’, comentou o secretário estadual da Educação, prof. Gabriel Chalita.