Música: Corais de alunos das escolas estaduais começaam a se apresentar

Muitos destes alunos visitavam São Paulo pela primeira vez e estavam ansiosos para mostrar seu trabalho

seg, 02/12/2002 - 20h48 | Do Portal do Governo

Começou nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro a programação de Natal da rede estadual de ensino com a apresentação do Coral de estudantes da EE. Rafael Orsi Filho de Sorocaba. Noventa alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, regidos pela professora Hiclei Bolina Gobatti, apresentaram oito músicas natalinas na entrada principal do prédio da Secretaria de Estado da Educação.

Muitos destes alunos visitavam São Paulo pela primeira vez e estavam ansiosos para mostrar seu trabalho. ‘Estou muito feliz em estar aqui hoje, me apresentando. Meu sonho é ser regente também. Quero fazer magistério e Faculdade de Artes’, declara Alice Estela Funes Cândido, 13 anos, aluna da 6ª série, e que há um ano participa do Coral.

As alunas da 5ª série, Bruna Roberta Alves, 11 anos, e Daniela Delfino Sampaio, 11 anos, dizem que muita coisa mudou na vida delas desde que começaram a participar do Coral da escola há um ano: ‘Eu fiquei mais alegre, respeito mais as pessoas’, revela Bruna. ‘E eu me esforço mais para tirar notas azuis’, explica Daniela.

Para a adolescente Meriellen Moreira Martins, 14 anos, 8 ª série, participar do Coral desenvolveu seu senso de responsabilidade. ‘Temos ensaio toda segunda-feira. Já participo do Coral há 3 anos e acho que a minha vida mudou bastante, estou mais alegre e mais amiga dos meus colegas da escola’.

De acordo com a regente do Coral Rafael Orsi Filho, Hiclei Bolina Gobatti, desde que criou o Coral na Escola com a direção em 2000, os alunos ficaram mais disciplinados e se envolvem mais com os estudos. ‘Eles se tornam diferentes e não precisamos mais impor regras, é automático, eles ficam mais disciplinados. No ano passado tivemos que fazer uma seleção, pois todos queriam participar do Coral. Na maioria dos casos, o Coral é a única opção de lazer e cultura para estas crianças. Já nos apresentamos em Shoppings Centers, Casa de Saúde, etc. Achei maravilhosa esta oportunidade que a Secretaria nos deu de mostrar o talento destes alunos. Além disso, aproxima a Secretaria das escolas’, explica a professor Hiclei.

Coral de Natal

O projeto tem como objetivo criar uma ‘Escola de Família’ a partir da integração de toda a comunidade durante o período natalino. Assim, todos os dias, sempre às 12 horas, um coral irá se apresentar em frente a sede da Secretaria Estadual de Educação. No dia 20 de Dezembro, a partir das 12 horas, e a cada meia-hora, 15 corais irão se revezar na Praça da República, anunciando o fim do ano letivo.

‘O ´Coral de Natal´ parte do pressuposto de que a música é uma linguagem universal e, assim, ferramenta importante para promover a integração e a união de toda a sociedade, além de promover o desenvolvimento cultural, emocional e intelectual dos jovens. A proposta é que as 6.100 escolas do Estado de São Paulo passem a criar grupos de corais formados por alunos, pais e professores’, explica o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

Na terça-feira, dia 3, será a vez dos alunos do Cefam de Diadema.