Música: Concurso internacional de pianistas da Osesp homenageia Villa-Lobos

Concurso é considerado o mais importante da história da América do Sul e pagará US$ 30 mil ao vencedor

seg, 07/11/2005 - 20h55 | Do Portal do Governo

A Fundação Orquestra Sinfônica do Estado (Osesp) abre inscrições para o primeiro Concurso Internacional de Piano Villa-Lobos. O evento será uma homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos para tornar conhecida sua música entre os pianistas de todo o mundo.

O concurso de música é considerado o mais importante da história da América do Sul e pagará US$ 30 mil ao vencedor. Autor da iniciativa, o maestro John Neschling afirma que sua intenção é retomar as importantes disputas internacionais de piano das décadas de 1950 e 1960.

Os inscritos que vierem da Europa e dos Estados Unidos terão 75% de suas passagens custeadas pelos patrocinadores. A primeira seleção dos candidatos será o currículo e gravações. Depois, apenas entre 20 e 24 concorrentes participarão da primeira fase do concurso, de um total de quatro.

Todas as etapas, previstas para ocorrer entre os dias 14 e 19 de agosto, prevêem a execução de peças de Villa-Lobos. Na primeira fase, por exemplo, deverá haver recital (com duração de 30 a 35 minutos) de obras de Chopin, Liszt, Mozart e Villa-Lobos, além de apresentação (de 5 a 8 minutos) da peça escolhida entre 21 compositores.

A seleção abrange Bach, Haydn, Schubert, Bernstein, Gershwin e Piazzolla. A Osesp escolheu personalidades da música internacional para o júri, que será presidido pelo pianista brasileiro Nelson Freire. Dois outros pianistas integrarão o júri, o brasileiro Gilberto Tinetti e a chinesa Zhou Guangren. Os demais são produtores musicais, diretores de gravadoras ou responsáveis por orquestras sinfônicas americanas e européias. Informações completas sobre o concurso da Osesp estão na Internet, no endereço www.cipvl.org.

Da Agência Imprensa Oficial
C.A.